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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65811
A INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO PELAS RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE DA FAMÍLIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Uma das estratégias para operacionalização da Política Nacional de Educação Permanente em
Saúde foi o fortalecimento dos Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde. Esta
modalidade de formação em serviço, objetiva formar profissionais para uma atuação
diferenciada no SUS, com construção interdisciplinar e reorientação das lógicas técnicas
assistenciais. Este trabalho buscou refletir como a Residência Multiprofissional em Atenção
Básica pode contribuir nos processos de educação permanente em saúde (EPS) dos
trabalhadores em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal. Trata-se de pesquisa
qualitativa e descritiva, por meio de entrevistas semiestruturadas com trabalhadores de equipes
de saúde da família que foram categorizadas a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin,
a saber: EPS, um conceito compreendido? Integração Ensino-Serviço pelas residências e a
percepção dos servidores sobre os residentes no serviço. Apesar dos desafios evidenciados para
a integração ensino-serviço, o estudo mostra que a Residência pode contribuir para a
implementação da EPS no Sistema Único de Saúde - SUS.
Palavras-chaves: Educação Permanente. Atenção Primária de Saúde. Saúde da Família.
Abstract
One of the strategies for implementing the National Policy on Permanent Education in Health
was the strengthening of Multiprofessional Residency Programs in Health. This modality of inservice training aims to train professionals for a differentiated performance in the SUS, with an
interdisciplinary construction and reorientation of the technical assistance logic. This work
sought to reflect on how the Multiprofessional Residency in Primary Care can contribute to the
continuing education processes of health workers in a Basic Health Unit in the Federal District.
This is a qualitative and descriptive research, through semi-structured interviews with workers
from family health teams categorized based on the content analysis proposed by Bardin,
namely: EPS, an understood concept? Teaching-Service Integration by the residences and the
perception of the servers about the residents in the service. Despite the challenges highlighted
for teaching-service integration, the study shows that the Residency can contribute to the
implementation of EPS in the Unified Health System - SUS.
Keywords: Continuing Education. Primary Health Care. Family Health.
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