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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66078
LETRAMENTO EM SAÚDE E FATORES ASSOCIADOS EM ADULTOS USUÁRIOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Alfabetización en salud y factores asociados en adultos usuarios de la atención primaria
Condições sociais
Educação em saúde
Saúde do adulto
Sistema Único de Saúde
Alternative title
Health literacy and associated factors in adults primary care usersAlfabetización en salud y factores asociados en adultos usuarios de la atención primaria
Affilliation
Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo da pesquisa foi investigar o letramento em saúde e associação com fatores sociodemográficos, autopercepção da saúde e qualidade de vida em adultos. Tratou-se de estudo transversal com adultos entre 20 e 59 anos, usuários da atenção primária à saúde, realizado em unidades básicas de saúde, de fevereiro a maio de 2015 – amostra probabilística. O letramento em saúde foi avaliado pelo Short Assessment of Health Literacy for Portuguese-Speaking Adults. Realizou-se análise estatística descritiva, análise bivariada (p ≤ 0,20) e regressão logística múltipla (p ≤ 0,05). O letramento em saúde inadequado foi frequente e inicialmente associado a sexo, escolaridade, última série cursada com aprovação, estudo formal mínimo, Critério de Classificação Econômica Brasil, plano de saúde, arranjo familiar, importância atribuída à saúde, nota atribuída à própria saúde, frequência de comparecimento à unidade básica de saúde e aos domínios relações sociais e ambiental do teste World Health Organization Quality of Life. No modelo final da regressão logística, somentea escolaridade permaneceu associada ao letramento em saúde, e indivíduos com menor escolaridade tiveram mais chance de ter letramento em saúde inadequado. Os achados sugerem a necessidade do desenvolvimento de estratégias de educação em saúde para os adultos usuários da atenção primária.
Abstract
The aim was to investigate health literacy
and association with social and demographic factors,
self-perception of health and quality of life in adults.
This is a cross-sectional study with adults between 20
and 59 years, users of primary health care, conducted
in the basic health units, from February to May of
2015 – probability sample. Health literacy was evaluated by means of Short Assessment of Health Literacy
for Portuguese-speaking Adults. Descriptive statistical
analysis, bivariate analysis (p ≤ 0.20) and multiple logistic
regression (p ≤ 0.05) were performed. Inadequate health
literacy was recurrent and initially associated with
sex, schooling, last grade concluded with approval,
minimum formal study, Brasil Economic Classification
Criterion, health insurance, family arrangement, importance attributed to health, grade attributed to own
health, attendance to the basic health unit and two
domains of the test World Health Organization Quality
of Life (social relations and environmental). In the final
model of logistic regression, only schooling remained
associated with health literacy, in a way that individuals with less schooling had more chance of having
inadequate health literacy. The findings suggest the
need to develop health education strategies for adult
users of primary care.
Keywords in Portuguese
Alfabetização em saúdeCondições sociais
Educação em saúde
Saúde do adulto
Sistema Único de Saúde
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