Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66104
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
08 Trabalho decente e crescimento econômico
Collections
Metadata
Show full item record
A FORMAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: CONSTRUÇÃO A PARTIR DO ENCONTRO DOS SUJEITOS
La formación de los agentes de salud: construcción a partir del encuentro de los sujetos
Agente comunitário de saúde
Educação permanente em saúde
Agentes Comunitários de Saúde
Educação Continuada
Educação em Saúde
Alternative title
The training of community health agents and construction from the meeting of the subjectsLa formación de los agentes de salud: construcción a partir del encuentro de los sujetos
Affilliation
Prefeitura de Vitória da Conquista. Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Vitória da Conquista, BA, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, MG, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Mestrado Profissional em Saúde Pública e Ambiente. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, MG, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Mestrado Profissional em Saúde Pública e Ambiente. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo apresenta uma síntese de observações desenvolvidas em uma pesquisa que teve como objetivo elaborar um projeto pedagógico para qualificação dos agentes comunitários de saúde em vigilância em saúde do trabalhador com base na percepção dos próprios sujeitos. Tratou-se de estudo de natureza qualitativa realizado em 2016, em Vitória da Conquista, Bahia, que utilizou o referencial teórico da pesquisa-ação e a técnica de grupo focal para abordagem dos sujeitos. A primeira etapa dos resultados expõe a visão dos enfermeiros quanto à qualificação dos agentes em vigilância em saúde do trabalhador, e a segunda descreve a participação e a percepção dos agentes comunitários de saúde na construção da proposta pedagógica de capacitação.Os enfermeiros recomendaram que a capacitação em vigilância em saúde do trabalhador fosse construída com base nos pressupostos da educação permanente e demonstraram interesse em participar desse processo educativo. Houve unanimidade dos agentes participantes quanto à necessidade da capacitação. Eles sugeriram conteúdos, metodologia e material didático para a construção da proposta pedagógica, externando o desejo de participar de um processo educativo capaz de transpor as barreiras da capacitação, como um verdadeiro processo de educação permanente em saúde.
Abstract
This article presents a synthesis of observations developed in a research that had as objective to
elaborate a pedagogical project to qualify the community health agents in health surveillance of the worker
based on the perception of the subjects themselves. It
was a qualitative study carried out in 2016, in Vitória
da Conquista, Bahia, Brazil, which used the theoretical reference of action research and the focus group
technique to approach the subjects. The first stage of
the results exposes the view of the nurses regarding
the qualification of the agents in health surveillance
of the worker, and the second describes the participation and the perception of the community health
agents in the construction of the pedagogical proposal
of training. The nurses recommended that the training
in health surveillance of the worker be built based on
the assumptions of permanent education and showed
interest in participating in this educational process.
There was unanimity of the participating agents regarding the need for training. They suggested contents,
methodology and didactic material for the construction
of the pedagogical proposal, expressing the desire to
participate in an educational process able to overcome
the barriers of training, as a true process of permanent
education in health.
Keywords in Portuguese
Vigilância em saúde do trabalhadorAgente comunitário de saúde
Educação permanente em saúde
DeCS
Vigilância em Saúde do TrabalhadorAgentes Comunitários de Saúde
Educação Continuada
Educação em Saúde
Share