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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66109
FORMAÇÃO EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: DESAFIOS PARA AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS
Formación en medicina complementaria y alternativa: desafíos para las universidades públicas
Práticas integrativas e complementares
Formação profissional em saúde
Racionalidades médicas
Integralidade
Complementary therapies
Professional education in health care
Medical rationalities
Integrality in health
Alternative title
Professional education in complementary and alternative medicine: challenges for the public universitiesFormación en medicina complementaria y alternativa: desafíos para las universidades públicas
Author
Affilliation
Universidade Federal Fluminense. Centro de Ciências Médicas. Instituto de Saúde da Comunidade. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina de Família e Comunidade. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Farmácia. Departamento de Medicamentos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina de Família e Comunidade. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Farmácia. Departamento de Medicamentos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Legitimadas pela Organização Mundial da Saúde, as Práticas Integrativas e Complementares apresentam demanda crescente e têm a formação profissional como um dos maiores desafios para o seu avanço no Sistema Único de Saúde. O estudo quantitativo descrito apresenta a oferta de disciplinas e cursos em Práticas Integrativas e Complementares em seis instituições de ensino superior públicas no Estado do Rio de Janeiro, em 2014, identificada em seus respectivos sites e secretarias segundo as variáveis: instituições de ensino superior, subárea de saúde, nível do ensino (graduação e pós-graduação), subtemas das Práticas Integrativas e Complementares (Homeopatia, Acupuntura, Meditação etc.), formato (obrigatório, eletivo ou optativo) e conteúdo (informativo ou formativo). Os resultados mostram uma oferta de 56 unidades de ensino, distribuída em quase todas as subáreas de saúde, com maior concentração em cursos de Medicina, Farmácia e Enfermagem. De perfil predominantemente opcional e informativo, apresenta a Homeopatia, Meditação e Práticas Corporais como temas mais frequentes. A análise desta oferta, apoiada na perspectiva do cuidado integral e referenciada em literatura nacional e internacional, aponta desafios para a ampliação e qualificação do ensino de Práticas Integrativas e Complementares, dentre eles a inserção integrada em cursos de saúde visando a interação e complementaridade entre saberes distintos.
Abstract
Legitimated by the World Health Organization,
Complementary and Alternative Medicine have shown
an increasing demand in the Western world. Professional
training is considered one of it’s biggest challenges to its
advance in the Brazilian National Health System. The
descriptive quantitative study presents the availability of
modules of Complementary and Alternative Medicine in
six public institutions of higher education at the state of
Rio de Janeiro, 2014, identified on these respective websites
and secretariat, and classified according to the variables:
institutions of higher education, health subarea, level of
education (undergraduate and graduate), subtopics of
Complementary and Alternative Medicine (Homeopathy,
Acupuncture, Meditation etc.); Format (mandatory, elective or optional) and content (informative or formative).
The results shows an offer of 56 modules distributed in
almost all sub-areas of health care, mainly in Medicine,
Pharmacy and Nursing, with a predominantly optional and
informative approach. The main themes are Homeopathy,
Meditation and Body Practices. The analysis of this offer,
based on the perspective of integral care and referenced
in national and international literature, points out challenges for the expansion and qualification of the teaching
of Integrative and Complementary Practices, among them
the integrated insertion in health courses aiming at the
interaction and complementarity between knowledge.
Keywords in Portuguese
Medicina complementar e alternativaPráticas integrativas e complementares
Formação profissional em saúde
Racionalidades médicas
Integralidade
Keywords
Complementary and alternative medicineComplementary therapies
Professional education in health care
Medical rationalities
Integrality in health
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