Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66113
PROTAGONISMO PARA UMA COMPREENSÃO SISTÊMICA SOBRE ACIDENTES DE TRABALHO E ANOMALIAS ORGANIZACIONAIS
Protagonismo para una comprensión sistémica de accidentes de trabajo y anomalías organizacionales
Dupla estimulação
Aprendizagem expansiva
Laboratório de mudanças
Prevenção de acidentes de trabalho
Alternative title
Agency for a systemic comprehension of work accidents and organizational anomaliesProtagonismo para una comprensión sistémica de accidentes de trabajo y anomalías organizacionales
Affilliation
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de Sergipe. Departamento de Engenharia Agronômica. Aracaju, SE, Brasil.
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de Sergipe. Departamento de Engenharia Agronômica. Aracaju, SE, Brasil.
Abstract in Portuguese
As investigações de acidentes e anomalias organizacionais são tradicionalmente baseadas em consultorias, análises internas ou externas às instituições que geralmente não conseguem engajamento e participação dos atores internos tanto no diagnóstico como na construção de soluções. Objetivou-se analisar se o método intervencionista Laboratório de Mudanças, empregado na compreensão dos determinantes organizacionais e das condições latentes de acidentes de trabalho, promove agência (protagonismo) e aprendizado expansivo dos atores envolvidos e contribui para visualizar e construir possíveis alterações na concepção e desenvolvimento da atividade de construção de grandes obras. Foram examinadas seis sessões do Laboratório de Mudanças, a fim de identificar os microciclos de aprendizado propiciados pelas séries de dupla estimulação. As sessões resultaram no engajamento dos atores que criaram seus próprios artefatos ou se apropriaram de conceitos ou modelos, tais como linha do tempo da obra, círculo vicioso, sistema de atividade, identificação de contradições na origem das anomalias e indicação de soluções para obras futuras. O estudo evidenciou que o Laboratório de Mudanças se apresentou propício à investigação de causas sistêmicas de acidentes e anomalias, revelando que a metodologia é potente para o aprendizado organizacional coletivo, uma vez que o grupo se engaja na compreensão, na análise e na busca de soluções.
Abstract
Analyses of work accidents and organizational anomalies are traditionally based on external consultancy, or internal or external analysis,
which generally fails in terms of the engagement and
involvement of internal actors during the diagnosis
or creating solutions. This paper aims to analyze if
the interventionist method called Change Laboratory
used in the analysis of organizational determinants
and latent conditions of work accidents promotes
agency and expansive learning of the involved actors,
contributing to visualize/construct possible changes
in the conception and development of the activity
of construction of large buildings. Six sessions of
Change Laboratory were analyzed to identify the
micro-cycles of learning, facilitated by series of
double stimulation. The sessions led to the engagement of the actors who created their own artefacts
or appropriated the concepts or models, such as
the timeline of the airport building, vicious circle,
activity system, contradictions identified in origin
of the anomalies and the possible solutions for future
building projects. The study showed that the Change
Laboratory can be used in systemic analysis of work
accidents and anomalies. It is a powerful instrument
for organizational collective learning when the group
of actors becomes involved at comprehending, analyzing and creating solutions.
Keywords in Portuguese
AgênciaDupla estimulação
Aprendizagem expansiva
Laboratório de mudanças
Prevenção de acidentes de trabalho
Share