Author | Candido, Luana de Oliveira | |
Author | Rossit, Rosana Aparecida Salvador | |
Author | Oliveira, Rogério Cruz de | |
Access date | 2024-09-29T06:07:11Z | |
Available date | 2024-09-29T06:07:11Z | |
Document date | 2018 | |
Citation | CANDIDO, Luana de Oliveira; ROSSIT, Rosana Aparecida Salvador; OLIVEIRA, Rogério Cruz de. Inserção profissional dos egressos de um curso de educação física com ênfase na formação em saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 305-318, jan./abr. 2018. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66160 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Os objetivos do estudo foram compreender a inserção profissional dos egressos de um curso de Educação Física com ênfase na formação em saúde na perspectiva do Sistema Único de Saúde e analisar a relação desta inserção com a formação interdisciplinar e interprofissional proposta pela instituição – no caso, a Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista. Para tanto, em 2012, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa que analisou parte do banco de dados de um estudo que objetivou avaliar o projeto de educação interprofissional na formação com ênfase em saúde da instituição. Da amostragem total dessa pesquisa (107 voluntários), foram incluídos nesse estudo 15 egressos do curso de Educação Física formados nas 1a e 2a turmas. A análise dos dados foi realizada por categorias não apriorísticas. Os resultados demonstraram que os egressos foram inseridos em áreas comuns à Educação Física (academias de ginástica, personal trainer , avaliação física, entre outros), na pós-graduação e, em menor frequência, na perspectiva do Sistema Único de Saúde. Conclui-se que ainda é pequena a inserção de profissionais de Educação Física no Sistema Único de Saúde, mesmo para um curso com essa ênfase. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação física | en_US |
Subject in Portuguese | Profissional de saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Formação profissional | en_US |
Subject in Portuguese | Inserção profissional | en_US |
Title | Inserção profissional dos egressos de um curso de educação física com ênfase na formação em saúde | en_US |
Alternative title | Professional insertion of the graduates from a physical education course with emphasis on health training | en_US |
Alternative title | Empleabilidad de los graduados de un curso de educación física con énfasis en la educación para la salud | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00096 | |
Abstract | The objectives of the study were to understand the employability of the graduates from a Physical
Education course with emphasis on health training from
the perspective of the Unified Health System and to
analyze the relationship between this insertion and the
interdisciplinary and interprofessional training proposed
by the institution – in this case, the Federal University of
São Paulo – Baixada Santista Campus, São Paulo, Brazil.
For that, in 2012, an exploratory qualitative research
was developed, which analyzed part of the database
of a study that aimed to evaluate the interprofessional
education project in the health training program of the
institution. From the total sample of this research (107
volunteers), 15 graduates from the Physical Education
course, formed in the 1st and 2nd classes, were included
in the study. Data analysis was performed by a posteriori
categories. The results showed that the graduates were
inserted in areas common to Physical Education (gymnastic
academies, personal trainer, physical evaluation, among
others), in postgraduation and, less frequently, in the
Unified Health System environment. It is concluded that
the employability of Physical Education professionals
in the Unified Health System is still small, even for a
course with this emphasis. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de São Paulo. Santos, SP, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de São Paulo. Santos, SP, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de São Paulo. Santos, SP, Brasil. | en_US |
Subject | Physical education | en_US |
Subject | Health personnel | en_US |
Subject | Staff development | en_US |
Subject | Employability | en_US |
DeCS | Educação Física e Treinamento | en_US |
DeCS | Pessoal de Saúde | en_US |
DeCS | Capacitação Profissional | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |