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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66207
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA: ESTUDO DE EGRESSOS
Educación a distancia en el contexto de la política nacional de salud para la vejez: un estúdio de profesionales egresos
Alternative title
Distant learning in the context of the brazilian national elderly health policy: a course egressed studyEducación a distancia en el contexto de la política nacional de salud para la vejez: un estúdio de profesionales egresos
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A pesquisa que deu origem a este artigo teve como objetivo analisar a efetividade de um curso sobre envelhecimento na implementação da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa com base na percepção dos profissionais de saúde egressos. Aplicou-se questionário eletrônico autorrespondido por 414 de 1.561 egressos da primeira à terceira ofertas do curso, de julho a outubro de 2015. A variável-desfecho para medir a efetividade do curso foi a declaração de melhora no desempenho dos profissionais egressos em pelo menos cinco de dez atividades relacionadas à saúde do idoso previstas na referida política. Houve melhora na realização de todas essas atividades, com variação de 1,3 a 2,6 vezes mais quanto ao pré e ao pós-curso. Formação profissional, tempo de trabalho com saúde do idoso e implementação prática do aprendizado obtido no curso foram os aspectos que explicaram de modo mais justo a melhora nas atividades da política (via modelo de regressão logística multivariada). O estudo procurou reforçar a importância da educação permanente como ferramenta para formação/capacitação dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, tendo se mostrado uma efetiva estratégia para implementação de atividades da mencionada política destinada à pessoa idosa.
Abstract
This article aims to analyse the effectiveness
of a course in aging and health of elderly people as
part of the implementation of the Brazilian National
Elderly Health Policy (PNSPI), from the perception
of health professionals egressed from the course. A
self-responded electronic questionnaire was applied
from July to October 2015, answered by 414 in 1,561
egresses. The outcome variable to measure the course
effectiveness was the improvement in the performance
of egresses in at least five in ten activities related to
health of elderly as provided for in PNSPI. There was
improvement in all PNPSI activities varying between
1.3 to 2.6 times pre and post course. Professional background, time working with elderly health and actual
implementation of learning from the course were the
aspects that explained better the improvement in PNSPI
activities (trough logistic regression model). The course
proved have been effective for the implementation of
PNSPI activities, showing the potential of continuing
education to enforce public policies.
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