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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66275
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM SAÚDE
Ensino Médio
Pessoal Técnico de Saúde
Iniciação Científica no Ensino Médio
High School
Health Technicians
Scientific Initiation in High School
Escuela Secundaria
Personal Técnico de Salud
Iniciación Científica en la Escuela Secundaria
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo busca apresentar e discutir alguns aspectos de um programa de Iniciação Científica em uma Escola técnica de nível médio em saúde, trazendo o contexto histórico da criação deste programa e uma análise das principais áreas do conhecimento abordadas pelos trabalhos de conclusão de curso vinculados a ele. Foi utilizada como metodologia para a confecção deste trabalho uma abordagem qualitativa acompanhada de revisão bibliográfica e de levantamento de documentos institucionais. Os resultados apontam para a potencialidade da Iniciação Científica, sobretudo, como componente curricular no contexto da formação técnica de nível médio, ao se mostrar como um espaço de incentivo à criatividade e ao pensamento crítico dos estudantes. Contudo, é preciso estarmos atentos aos limites ou à necessidade de maior investimento para a universalização de propostas como esta, em especial, dado o contexto de precariedade da estrutura e da força de trabalho em parte significativa das escolas públicas brasileiras.
Abstract
This article seeks to present and discuss some aspects of a scientific initiation program in a secondary health technical school, providing the historical context of the creation of this program and an analysis of the main areas of knowledge covered by the course completion works linked to it. A qualitative approach was used as a methodology for the preparation of this work, accompanied by a bibliographical review and a survey of institutional documents. The results point to the potential of scientific initiation, especially as a curricular component in the context of secondary technical training, as it appears to be a space to encourage students' creativity and critical thinking. However, we need to be aware the limits or the need for greater investment to universalize proposals like this, especially given the context of precarious structure and workforce in a significant part of Brazilian public schools.
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Este artículo busca presentar y discutir algunos aspectos de un programa de Iniciación Científica en una escuela técnica secundaria de salud, trayendo el contexto histórico de la creación de este programa y un análisis de las principales áreas de conocimiento cubiertas por los trabajos de finalización vinculados al mismo. Se utilizó un enfoque cualitativo como metodología para la elaboración de este trabajo, acompañado de una revisión bibliográfica y un levantamiento de documentos institucionales. Los resultados apuntan al potencial de la Iniciación Científica, especialmente como componente curricular en el contexto de la formación técnica secundaria, al presentarse como un espacio para fomentar la creatividad y el pensamiento crítico de los estudiantes. Sin embargo, debemos ser conscientes de los límites o la necesidad de mayores inversiones para universalizar propuestas como esta, especialmente teniendo en cuenta el contexto de estructura y fuerza laboral precaria en una parte importante de las escuelas públicas brasileñas.
Keywords in Portuguese
Educação Profissional em SaúdeEnsino Médio
Pessoal Técnico de Saúde
Iniciação Científica no Ensino Médio
Keywords
Professional Education in HealthHigh School
Health Technicians
Scientific Initiation in High School
Keywords in Spanish
Educación Sanitaria ProfesionalEscuela Secundaria
Personal Técnico de Salud
Iniciación Científica en la Escuela Secundaria
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