Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66391
AVALIAÇÃO DA LITERACIA EM SAÚDE ENTRE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, BAHIA, BRASIL
Evaluación de la alfabetización em salud entre profesores y profesionales de la salud en el Programa de Salud Escolar, Bahía, Brasil
Educação permanente
Saúde coletiva
Profissionais da saúde
Professores de ensino fundamental
Continuing education
Public health
Health professionals
Elementary school teachers
Educación permanente
Salud pública
Profesionales de salud
Profesores de enseñanza primaria
Alternative title
Assessment of health literacy among teachers and health professionals of the School Health Program, Bahia, BrazilEvaluación de la alfabetización em salud entre profesores y profesionales de la salud en el Programa de Salud Escolar, Bahía, Brasil
Author
Affilliation
Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Instituto Multidisciplinar em Saúde. Vitória da Conquista, BA, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Instituto Multidisciplinar em Saúde. Vitória da Conquista, BA, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, RS, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Instituto Multidisciplinar em Saúde. Vitória da Conquista, BA, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação. Salvador, BA, Brasil
Universidade Federal da Bahia. Curso de Graduação em Enfermagem. Instituto Multidisciplinar em Saúde. Vitória da Conquista, BA, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Curso de Graduação em Enfermagem. Instituto Multidisciplinar em Saúde. Vitória da Conquista, BA, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Instituto Multidisciplinar em Saúde. Vitória da Conquista, BA, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Instituto Multidisciplinar em Saúde. Vitória da Conquista, BA, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, RS, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Instituto Multidisciplinar em Saúde. Vitória da Conquista, BA, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação. Salvador, BA, Brasil
Universidade Federal da Bahia. Curso de Graduação em Enfermagem. Instituto Multidisciplinar em Saúde. Vitória da Conquista, BA, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Curso de Graduação em Enfermagem. Instituto Multidisciplinar em Saúde. Vitória da Conquista, BA, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Instituto Multidisciplinar em Saúde. Vitória da Conquista, BA, Brasil.
Abstract in Portuguese
Objetivou-se avaliar o nível de literacia em saúde de profissionais de saúde e professores do ensino fundamental que atuam no Programa Saúde na Escola. Estudo transversal, analítico, realizado em um município do interior da Bahia, com profissionais de saúde do Programa Saúde da Família e professores do ensino fundamental de escolas públicas. A literacia em saúde foi mensurada por uma escala e associada a variáveis sociodemográficas, laborais e formativas, quando p=0,05. O nível de literacia em saúde foi suficiente para 84,3% dos participantes, principalmente entre os profissionais de saúde (89,3%). Pretos e pardos, casados/vivem com companheiro, graduação/especialização, maior tempo de atuação no cargo e últimos treinamentos entre 1 e 2 anos associaram-se a níveis insuficientes de literacia em saúde. O emaranhado de variáveis associadas à literacia revela a complexidade e as peculiaridades para as profissões consideradas e a necessidade de educação permanente em saúde.
Abstract
The objective was to evaluate the level of health literacy of health professionals and elementary school teachers
who work in the School Health Program. Cross-sectional, analytical study, carried out in a municipality in the
interior of Bahia, with health professionals from the Family Health Program and elementary school teachers
from public schools. Health Literacy was measured using a scale and associated with sociodemographic, work
and training variables, when p=0.05. The level of health literacy was sufficient for 84.3% of participants, mainly
among health professionals (89.3%). Black and brown people, married/living with a partner, graduation/
specialization, longer experience in the position and last training between 1 and 2 years were associated with
insufficient levels of health literacy. The tangle of variables associated with literacy reveals the complexity and
peculiarities of the professions considered and the need for ongoing health education.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El objetivo fue evaluar el nivel de alfabetización en salud de los profesionales de la salud y profesores de
educación básica que actúan en el Programa de Salud Escolar. Estudio analítico transversal, realizado en un
municipio del interior de Bahía, con profesionales de la salud del Programa Salud de la Familia y profesores
de enseñanza básica de escuelas públicas. La alfabetización en salud se midió mediante una escala y se asoció
con variables sociodemográficas, laborales y de capacitación, cuando p=0,05. El nivel de alfabetización
sanitaria fue suficiente para el 84,3% de los participantes, principalmente entre los profesionales de la salud
(89,3%). Las personas negras y de color, casadas/viviendo con una pareja, graduación/especialización,
mayor experiencia en el puesto y última capacitación entre 1 y 2 años se asociaron con niveles insuficientes
de alfabetización en salud. La maraña de variables asociadas a la alfabetización revela la complejidad y
peculiaridades de las profesiones consideradas y la necesidad de una educación sanitaria continua.
Keywords in Portuguese
Letramento em saúdeEducação permanente
Saúde coletiva
Profissionais da saúde
Professores de ensino fundamental
Keywords
Health literacyContinuing education
Public health
Health professionals
Elementary school teachers
Keywords in Spanish
Alfabetización em saludEducación permanente
Salud pública
Profesionales de salud
Profesores de enseñanza primaria
Share