Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66433
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA EM SAÚDE: ANÁLISE E PERCEPÇÃO DE EGRESSOS
Alternative title
Specialization course in healthcare biotechnology: analysis and perception of graduatesAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os laboratórios que trabalham com desenvolvimento tecnológico convivem com o desafio de que as novas tecnologias apontam, cada vez mais, para a especialização. Desta forma, cada atividade desempenhada possui um conjunto de conhecimentos que se articulam, tornando o trabalho altamente complexo, de tal forma que aquele trabalhador configura-se em um especialista naquele setor. O objetivo deste artigo foi analisar as características curriculares e percepções dos egressos do curso de Especialização Técnica em Biotecnologia em Saúde que teve inicio no Instituto de Tecnologias em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) / Fiocruz, no ano de 2004, e que, posteriormente, passou a ser ministrado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. A relevância deste estudo está no fato de que os seus resultados poderão contribuir para a reformulação e aprimoramento do currículo do curso investigado, além de fundamentar estudos curriculares por outras escolas técnicas. Foi realizada uma pesquisa descritiva-documental, com abordagem qualitativa, e teve como sujeitos os coordenadores do curso e os alunos formados nas turmas de 2004 a 2008. Foram utilizados como instrumento de coleta, questionários e entrevistas. A análise das características curriculares e das percepções dos egressos do curso de Especialização Técnica em Biotecnologia em Saúde apontaram a importância de se manter este curso. No entanto, um dos desafios seria a necessidade de se adequar às limitações de formação básica dos profissionais técnicos que trabalham nessa área e que precisam ter o conhecimento teórico para embasar as práticas que já realizam rotineiramente.
Abstract
Laboratories that work with technological development face the challenge that new technologies increasingly point to specialization. Thus, each activity performed requires a set of knowledge that is interconnected, making the work highly complex, so much so that the worker becomes a specialist in that sector. The objective of this article was to analyze the curricular characteristics and perceptions of graduates of the Technical Specialization course in Biotechnology in Health that began at the Institute of Immunobiological Technologies (Bio-Manguinhos)/Fiocruz in 2004, and which later began to be taught by the Joaquim Venâncio Polytechnic School of Health. The relevance of this study lies in the fact that its results may contribute to the reformulation and improvement of the curriculum of the investigated course, in addition to supporting curricular studies by other technical schools. A descriptive-documentary research was conducted with a qualitative approach, and the subjects were the course coordinators and the students who graduated from the classes of 2004 to 2008. Questionnaires and interviews were used as data collection instruments. The analysis of the curricular characteristics and the perceptions of the graduates of the Technical Specialization in Biotechnology in Health course indicated the importance of maintaining this course. However, one of the challenges would be the need to adapt to the limitations of basic training of the technical professionals who work in this area and who need to have theoretical knowledge to support the practices they already perform routinely.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Los laboratorios que trabajan con el desarrollo tecnológico enfrentan el desafío de que las nuevas tecnologías apuntan cada vez más a la especialización. De esta manera, cada actividad realizada tiene un conjunto de conocimientos que se articulan, complejizando el trabajo, de tal manera que ese trabajador se convierte en un especialista en ese sector. El objetivo de este artículo fue analizar las características curriculares y las percepciones de los egresados del curso de Especialización Técnica en Biotecnología en Salud, iniciado en el Instituto de Tecnologías Inmunobiológicas (Bio-Manguinhos) / Fiocruz, en 2004, y que posteriormente pasó a ser impartido por la Escuela Politécnica de Salud Joaquim Venâncio. La relevancia de este estudio radica en que sus resultados pueden contribuir a la reformulación y mejoramiento del currículo del curso investigado, además de apoyar estudios curriculares por parte de otras escuelas técnicas. Se realizó una investigación descriptiva-documental, con enfoque cualitativo, y sus sujetos fueron coordinadores de carrera y estudiantes formados en las clases del año 2004 al 2008. Se utilizaron cuestionarios y entrevistas como instrumentos de recolección. El análisis de las características curriculares y percepciones de los egresados del curso de Especialización Técnica en Biotecnología en Salud destacó la importancia de mantener este curso. Sin embargo, uno de los desafíos sería la necesidad de adaptarse a las limitaciones de formación básica de los profesionales técnicos que se desempeñan en esta área y que necesitan contar con conocimientos teóricos que respalden las prácticas que ya realizan de manera rutinaria.
Share