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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66693
PROCESSO DE TRABALHO NA RESIDÊNCIA MÉDICA: A SUBORDINAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM À EXPLORAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO DOS RESIDENTES
Proceso de trabajo en la residencia médica: la subordinación del enseño-aprendizaje a la exploración de la fuerza de trabajo de los residentes
Alternative title
Work process in medical residency:the subordination of teaching and learning to the exploitation of the resident workforceProceso de trabajo en la residencia médica: la subordinación del enseño-aprendizaje a la exploración de la fuerza de trabajo de los residentes
Author
Affilliation
Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Comunitária. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Comunitária. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Comunitária. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Comunitária. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Curitiba, PR, Brasil.
Abstract in Portuguese
O sofrimento dos médicos-residentes causado por suas condições de trabalho é fartamente descrito na literatura. As condições, muitas vezes inaceitáveis, impostas a esse tipo de trabalhador, além de objeto de produções científicas, são de pleno conhecimento entre aqueles que trabalham na área da saúde e da educação médica. O presente estudo foi realizado em 2010 com o objetivo de descrever os principais aspectos dessas condições em dois hospitais públicos de Curitiba (Paraná) e refletir sobre os motivos e mecanismos da reprodução da maioria delas. Realizou-se um estudo transversal, a partir da aplicação de questionários, para a explicitação dos processos críticos protetores e destrutivos da saúde dos médicos-residentes. Dos cem médicos-residentes do primeiro ano em atividade nos hospitais estudados, 58 participaram da pesquisa. Os resultados mostram elevada jornada de trabalho semanal, elevado número de horas contínuas de trabalho, falta de supervisão e alta carga de estresse. O processo de trabalho caracteriza-se pela subordinação do ensino-aprendizagem à exploração da força de trabalho dos residentes, constituindo-se mais como destrutivo do que como protetor de sua saúde.
Abstract
The suffering of medical residents caused
by their working conditions is broadly described in
the literature. The conditions imposed on this type of
work, often unacceptable, are object of scientific investigations, and are fully aware of those who work
in health and medical education. This study was conducted in 2010 in order to describe the main aspects of
these conditions in two public hospitals in Curitiba
(Brazil) and reflect on the reasons and mechanisms
reproduction of most of them. We conducted a cross-
-sectional study from the application of questionnaires,
for the explanation of the protective critical processes
and destructive ones in health of medical residents.
Of the 100 medical residents in his or her first year in
activity in the hospitals studied, 58 participated in the
survey. The results show high weekly working hours,
high number of continuous working hours, lack of
supervision and high load stress. The working process is characterized by the subordination of teaching
and learning to the exploitation of the labor force of
residents, becoming more like destructive than as a
protector of his or her health.
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