Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66766
Tipo de documento
Trabalhos apresentados em eventosDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
Metadata
Mostrar registro completo
IMERGIR PARA MOBILIZAR: COMO REDES SOCIAIS, JOGOS SOCIAIS E TV DIGITAL SUPORTAM A EDUCAÇÃO SOBRE CONSUMO?
Controle da Publicidade de Produtos
Publicidade Direta ao Consumidor
Redes Sociais Online
Televisão
Pessoa Júnior, Hélio Craveiro | Data do documento:
2013
Título alternativo
Dip to mobilize: like social networks, social games and digital TV support education about consumption?Autor(es)
Afiliação
Sem afiliação.
Resumo
Como a propaganda gesta o tempo e os corpos dos indivíduos nas sociedades capitalistas? Como redes sociais, jogos sociais e TV digital suportam a educação sobre consumo? Como pensar narrativas hipermidiaticas que explorem a obesidade infantil, as propagandas? Como visualizar políticas educacionais que integrem família e escola no exercício do controle social e parental da propaganda obesogênica? As narrativas que envolvem os jogadores de Ecocity, por exemplo, podem servir de base para pensarmos em princípios narratológicos aplicados à educação sobre TV e consumo, orientando cooperação na gestão de cidades (virtuais) em que, por exemplo, num momento inicial as economias destas cidades requereriam mais energia e gerariam mais doenças e insatisfação ao focarem suas atividades numa logística de produção e distribuição de alimentos obesogênicos e num segundo momento requereriam menos energia e gerariam menos doenças e insatisfação por focarem na produção e distribuição de alimentos sustentáveis. Por um lado vemos gestos constrangedores propostos pelas propagandas obesogênicas que engendram os corpos de todos os membros das famílias para funcionarem como máquinas de produção; por outro vemos falas sendo registradas pelos jogos e redes sociais e veiculadas na TV digital.
DeCS
PropagandaControle da Publicidade de Produtos
Publicidade Direta ao Consumidor
Redes Sociais Online
Televisão
Compartilhar