Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66770
ETNOZOOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ESCOLAS DA AMAZÔNIA: EXPERIMENTAÇÃO DE INDICADORES QUANTITATIVOS
Etnozoología y educación ambiental para escuelas de la Amazonia: experimentación de indicadores cuantitativos
Alternative title
Ethnozoology and environmental education for schools in the Amazon: experimentation of quantitative indicatorsEtnozoología y educación ambiental para escuelas de la Amazonia: experimentación de indicadores cuantitativos
Author
Affilliation
Fundação Prefeitura Municipal de Belém. Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira. Belém, PA, Brasil.
Universidade Federal Rural da Amazônia. Instituto Socioambiental e de Recursos Hídricos. Belém, PA, Brasil.
Universidade do Estado do Pará. Belém, PA, Brasil.
Universidade Federal Rural da Amazônia. Belém, PA, Brasil.
Universidade Federal Rural da Amazônia. Instituto Socioambiental e de Recursos Hídricos. Belém, PA, Brasil.
Universidade do Estado do Pará. Belém, PA, Brasil.
Universidade Federal Rural da Amazônia. Belém, PA, Brasil.
Abstract in Portuguese
Desenvolvido em escolas públicas de diferentes contextos ambientais e educacionais de Belém, no Pará, o estudo apresentado objetivou criar uma abordagem metodológica possível de ser reproduzida por qualquer escola de ensino fundamental ou médio na Amazônia, gerando informações sobre as interações homem-animal-ambiente e a evolução da consciência ecológica do alunado. Testaram-se cinco indicadores quantitativos: ‘Diferenciação de animais silvestres e domésticos’, ‘Animais no prato’, ‘Proximidade aluno-animal’, ‘Sentimentos em relação à fauna’ e ‘Justificativas de falta dos alunos’. Obtiveram-se resultados significativos: na identificação do conhecimento prévio dos alunos sobre o conceito de animais silvestres-domésticos, verificou-se que em uma das escolas o avançar das séries não determinava maior capacidade de diferenciação dos animais; jacaré, tatu e tartaruga foram as espécies mais citadas pelos alunos nas duas escolas e constituíam o cardápio alimentar das famílias; foi comum a presença de animais domésticos e silvestres criados nos cômodos internos das casas, registrando-se altos percentuais de criações múltiplas de animais; sentimentos de ‘querer matar’ e ‘medo/nojo’ ainda foram bastante frequentes, principalmente para répteis, traduzindo a necessidade de maiores investimentos em educação ambiental; faltas por motivo de doença foram recorrentes e tinham estreita relação com animais. A metodologia é válida para etnozoologia e educação ambiental, adequando-se à realidade socioeconômica e ambiental das escolas.
Abstract
Carried out in public schools in different
environmental and educational contexts of Belém,
state of Pará, Brazil, the study presented was designed
to create a possible methodological approach to be reproduced by any primary or secondary school in the
Amazon, generating information about the human-
-animal-environment interactions and the progress
made in ecological awareness among the students.
Five quantitative indicators were tested: ‘Distinction
between wild and domestic animals,’ ‘Animals on the
plate,’ ‘Student-animal proximity,’ ‘Feelings regarding the fauna,’ and ‘Student absence justifications.’
Significant results were obtained: In the identification of the students' prior knowledge about the concept of wild-domestic animals, it was found that at
one of the schools, although students passed from one
grade to the next, they were not necessarily more able
to distinguish among the animals; alligators, armadillos,
and turtles were the species students mentioned most
frequently in the two schools, and they were on their
families’ food menus; keeping domestic and wild animals in the homes was common, and keeping multiple
animals was frequently recorded; feelings of ‘want
to kill’ and ‘fear/disgust’ were still quite common, especially with regard to reptiles, reflecting the need
for greater investments in environmental education;
absences due to illness were recurrent and were closely related with animals. The methodology is valid
for ethnozoology and environmental education, and
is appropriate for the socioeconomic and environmental realities of the schools.
Share