Author | Bastos, Paula Cristina Reale Rosa | |
Author | Palha, Maria das Dores Correia | |
Author | Fonseca, Maria de Jesus da Conceição Ferreira (in memorian) | |
Author | Silva, Alanna do Socorro Lima | |
Access date | 2024-10-28T22:33:34Z | |
Available date | 2024-10-28T22:33:34Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | BASTOS, Paula Cristina Reale Rosa et al. Etnozoologia e educação ambiental para escolas da Amazônia: experimentação de indicadores quantitativos. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 825-848,set./dez. 2016. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66770 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Desenvolvido em escolas públicas de diferentes contextos ambientais e educacionais de Belém, no Pará, o estudo apresentado objetivou criar uma abordagem metodológica possível de ser reproduzida por qualquer escola de ensino fundamental ou médio na Amazônia, gerando informações sobre as interações homem-animal-ambiente e a evolução da consciência ecológica do alunado. Testaram-se cinco indicadores quantitativos: ‘Diferenciação de animais silvestres e domésticos’, ‘Animais no prato’, ‘Proximidade aluno-animal’, ‘Sentimentos em relação à fauna’ e ‘Justificativas de falta dos alunos’. Obtiveram-se resultados significativos: na identificação do conhecimento prévio dos alunos sobre o conceito de animais silvestres-domésticos, verificou-se que em uma das escolas o avançar das séries não determinava maior capacidade de diferenciação dos animais; jacaré, tatu e tartaruga foram as espécies mais citadas pelos alunos nas duas escolas e constituíam o cardápio alimentar das famílias; foi comum a presença de animais domésticos e silvestres criados nos cômodos internos das casas, registrando-se altos percentuais de criações múltiplas de animais; sentimentos de ‘querer matar’ e ‘medo/nojo’ ainda foram bastante frequentes, principalmente para répteis, traduzindo a necessidade de maiores investimentos em educação ambiental; faltas por motivo de doença foram recorrentes e tinham estreita relação com animais. A metodologia é válida para etnozoologia e educação ambiental, adequando-se à realidade socioeconômica e ambiental das escolas. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Etnozoologia | en_US |
Subject in Portuguese | Educação ambiental | en_US |
Subject in Portuguese | Indicadores quantitativos | en_US |
Title | Etnozoologia e educação ambiental para escolas da Amazônia: experimentação de indicadores quantitativos | en_US |
Alternative title | Ethnozoology and environmental education for schools in the Amazon: experimentation of quantitative indicators | en_US |
Alternative title | Etnozoología y educación ambiental para escuelas de la Amazonia: experimentación de indicadores cuantitativos | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sip00125 | |
Abstract | Carried out in public schools in different
environmental and educational contexts of Belém,
state of Pará, Brazil, the study presented was designed
to create a possible methodological approach to be reproduced by any primary or secondary school in the
Amazon, generating information about the human-
-animal-environment interactions and the progress
made in ecological awareness among the students.
Five quantitative indicators were tested: ‘Distinction
between wild and domestic animals,’ ‘Animals on the
plate,’ ‘Student-animal proximity,’ ‘Feelings regarding the fauna,’ and ‘Student absence justifications.’
Significant results were obtained: In the identification of the students' prior knowledge about the concept of wild-domestic animals, it was found that at
one of the schools, although students passed from one
grade to the next, they were not necessarily more able
to distinguish among the animals; alligators, armadillos,
and turtles were the species students mentioned most
frequently in the two schools, and they were on their
families’ food menus; keeping domestic and wild animals in the homes was common, and keeping multiple
animals was frequently recorded; feelings of ‘want
to kill’ and ‘fear/disgust’ were still quite common, especially with regard to reptiles, reflecting the need
for greater investments in environmental education;
absences due to illness were recurrent and were closely related with animals. The methodology is valid
for ethnozoology and environmental education, and
is appropriate for the socioeconomic and environmental realities of the schools. | en_US |
Affilliation | Fundação Prefeitura Municipal de Belém. Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira. Belém, PA, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal Rural da Amazônia. Instituto Socioambiental e de Recursos Hídricos. Belém, PA, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade do Estado do Pará. Belém, PA, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal Rural da Amazônia. Belém, PA, Brasil. | en_US |
Subject | Ethnozoology | en_US |
Subject | Environmental education | en_US |
Subject | Quantitative indicators | en_US |
DeCS | Etnicidade | en_US |
DeCS | Zoologia | en_US |
DeCS | Educação em Saúde Ambiental | en_US |
DeCS | Indicadores Ambientais | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |