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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66771
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: METAESTUDO
La educación a distancia en la calificación de profesionales para el sistema único de salud: metaestudio
Alternative title
Distance education in the training of professionals for the unified health system: meta-studyLa educación a distancia en la calificación de profesionales para el sistema único de salud: metaestudio
Author
Affilliation
Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Farmácia. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Farmácia. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Farmácia. Florianópolis, SC, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo objetivou caracterizar concepções teórico-pedagógicas em educação a distância na formação/qualificação de trabalhadores do Sistema Único de Saúde e identificar cursos em educação a distância, amparados neste contexto. A busca sistematizada envolveu estudos qualitativos, utilizando os termos: ‘educação a distância' e ‘saúde'. Selecionaram-se 21 estudos para compor o metaestudo, que consistiu de três etapas: metateoria, metamétodos e metanálise. Na metateoria, identificaram-se quatro categorias: construtivismo; pedagogia de Paulo Freire; educação permanente em saúde; e concepções próprias da educação a distância. Na etapa metamétodos, 11 estudos eram relatos de experiência; dois, estudos de caso; três envolveram análise de conteúdo; um envolvia pesquisa-ação; e outro, análise do discurso. Na metanálise, identificaram-se resultados que marcaram: formação de comunidades de aprendizagem; fortalecimento dos espaços de gestão; e formação de redes para projetos em educação permanente. As discussões enfatizaram: fortalecimento do Sistema Único de Saúde; protagonismo dos sujeitos; e formação de redes de cuidados. Constata-se que os estudos se restringiram mais aos aspectos conceituais e teóricos do que aos metodológicos. Ficaram evidentes conceitos amparados no construtivismo, na educação permanente em saúde e em referencial teórico próprio da educação a distância. Nos estudos, a educação a distância foi considerada indispensável para formação/qualificação de profissionais no Sistema Único de Saúde.
Abstract
This study aimed to characterize theoretical and pedagogical concepts in distance education in
the training/qualification of employees of the Unified
Health System and to identify courses in distance
education, supported in this context. The systematic
search involved qualitative studies using the terms
‘distance education’ and ‘health.’ In all, 21 studies
were selected to compose the meta-study, which consisted of three stages: Metatheory, metamethods, and
meta-analysis. Four categories were identified in the
metatheory: Constructivism; the pedagogy of Paulo
Freire; continuing education in health; conceptions
belonging specifically to distance education. The metamethods step found 11 experience reports; two case
studies; three involved content analysis; one involved
action research; and the another, discourse analysis.
Marking results were found in the meta-analysis: Formation of learning communities; strengthening of
management spaces; formation of network for projects in continuing education. The discussions emphasized strengthening the Unified Health System,
the protagonism of the subjects, and the formation of
care networks. It was noted that the study focuses
on the more conceptual and theoretical aspects than
on the methodological ones. Concepts supported in
Constructivism, in continuing education in health,
and in a theoretical framework of distance education
itself were evident. In the studies, distance education was
considered essential for training/qualifying professionals in the Unified Health System.
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