Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66773
O LÚDICO, A ESCOLA E A SAÚDE: A EDUCAÇÃO ALIMENTAR NO GIBI: A EDUCAÇÃO ALIMENTAR NO GIBI
Lo lúdico, la escuela y la salud: la educación alimentaria en historietas
Alternative title
The playful,the school, and health: nutrition education in comic booksLo lúdico, la escuela y la salud: la educación alimentaria en historietas
Affilliation
Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação. Departamento de Estudos Especializados. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação. Departamento de Estudos Especializados. Fortaleza, CE, Brasil.
Abstract in Portuguese
Atualmente, as histórias em quadrinhos são tratadas como ferramenta didático-pedagógica muito eficaz, com a capacidade, mediante seu currículo cultural, de divertir, sentir, viver e se comportar no mundo. Este artigo objetiva investigar o livro Almanaque Maluquinho: Julieta no mundo da culinária, reconhecendo o papel pedagógico das histórias em quadrinhos, a fim de perceber se essa publicação possibilita discussões que explorem diferentes áreas pertinentes à educação alimentar, podendo tornar-se uma estratégia para a sensibilização do tema com o público infantil. Fizemos uso da análise de discurso por ser uma ferramenta metodológica que nos conduz na interpretação dos sentidos de um texto/imagem. A análise se deu em três etapas: a do contexto narrativo, por meio da qual se tentou compreender o contexto em que os personagens do livro estão inseridos; a dos quadrinhos, para melhor entendimento dos elementos imagéticos presentes nas histórias; e a das receitas, que avaliou cada preparo contido no livro, de modo a perceber sua colaboração na discussão da educação alimentar. Por fim, a pesquisa buscou proporcionar uma sensibilização do olhar para as possibilidades de inserção da ludicidade em um campo do saber marcado pela prescrição.
Abstract
Comic books are currently seen as a very
effective didactic and pedagogical tool, capable, through
their cultural curriculum, of bringing fun, feelings,
and of helping one to live and behave in the world.
This article aims to investigate the Almanaque Maluquinho: Julieta no mundo da culinária (Little Crazy
Almanac: Juliet in the culinary world) comic book,
acknowledging the educational role comic books can
play, in order to determine whether this publication
enables discussions on the exploring of different areas
relevant to food education and whether it may become
a strategy to bring awareness on the theme to children. We used discourse analysis, as it is a methodological tool that leads us to interpret the meanings of
a text/image. The analysis was done in three stages:
The analysis of the narrative context, through which
we tried to understand the context in which the characters of the book are inserted; analysis of comics,
for a better understanding of imagistic elements featured in the stories, and analysis of the recipes, through
which each preparation contained in the book was
evaluated to determine its collaboration in the food
education discussion. Finally, the study sought to
bring awareness about the look at the possibilities of
inserting playfulness in a field of knowledge marked
by prescriptions.
Share