Author | Figueira, Taís Rocha | |
Author | Davis, Nakita Agostini | |
Author | Morais, Mariana Nunes | |
Author | Lopes, Aline Cristine Souza | |
Access date | 2024-11-01T17:37:05Z | |
Available date | 2024-11-01T17:37:05Z | |
Document date | 2015 | |
Citation | FIGUEIRA, Taís Rocha et al. Percepções sobre adoção e aconselhamento de modos de vida saudáveis por profissionais de saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 181-200, jan./abr. 2015. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66850 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O artigo teve como objetivo comparar a percepção de profissionais da atenção primária sobre aconselhamento de modos de vida saudáveis antes e depois de uma intervenção educativa. Trata-se de estudo qualitativo desenvolvido com 22 profissionais de um centro de saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais. A entrevista estruturada foi aplicada antes e depois da intervenção educativa, e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados mostram a dificuldade dos profissionais em adotar e aconselhar modos de vida saudáveis, com poucas mudanças em suas percepções após a intervenção educativa. As dificuldades estavam relacionadas a questões financeiras, culturais, de vida e de trabalho, bem como a concepções conservadoras. Predominou a prática curativista com responsabilização individual e o enfoque sobre hábitos alimentares e de atividade física. Identificou-se que, após a intervenção educativa, um número maior de profissionais estava sensibilizado quanto às atividades educativas coletivas e lúdicas e à importância da atuação multiprofissional. Assim, é vista a necessidade de continuidade da educação permanente dos profissionais de modo que permita a reflexão sobre concepções de saúde possíveis no contexto contemporâneo, favorecendo a produção do cuidado e da autonomia. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Aconselhamento | en_US |
Subject in Portuguese | Estilo de vida | en_US |
Subject in Portuguese | Atenção primária à saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Promoção da saúde | en_US |
Title | Percepções sobre adoção e aconselhamento de modos de vida saudáveis por profissionais de saúde | en_US |
Alternative title | Views on the adoption of and advice on healthy lifestyles by health professionals | en_US |
Alternative title | Percepciones sobre adopción y asesoramiento con relación a modos de vida saludables por parte de profesionales de la salud | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sip00021 | |
Abstract | This article aims to compare the primary
care professionals' views on advice on healthy
lifestyles before and after an educational intervention. It is a qualitative study conducted with 22 professionals at a health center in Belo Horizonte, state
of Minas Gerais, Brazil. A structured interview was
applied before and after the educational intervention,
and the data were subjected to content analysis. The
results show the difficulty professionals have to adopt
and provide counseling on healthy lifestyles, with
little change in their views after the educational intervention. The difficulties were related to financial
and cultural issues, matters related to life and work,
and to conservative views. The curative practice with
individual accountability and the focus on eating
habits and physical activity predominated. It was
noted that, after the educational intervention, more
professionals was sensitized with the collective educational and recreational activities and with the need
for multidisciplinary work. As such, continuity in
the professionals' continuing education is seen as
necessary to allow for reflection on possible views on
health in the contemporary context, encouraging the
production of care and autonomy. | en_US |
Affilliation | Prefeitura de Belo Horizonte. Belo Horizonte, MG, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Minas Gerai., Belo Horizonte, MG, Brasil. | en_US |
Subject | Counseling | en_US |
Subject | Lifestyle | en_US |
Subject | Primary health care | en_US |
Subject | Promotion of health | en_US |
DeCS | Aconselhamento | en_US |
DeCS | Estilo de Vida | en_US |
DeCS | Atenção Primária à Saúde | en_US |
DeCS | Promoção da Saúde | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |