Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66942
VISITA DOMICILIAR: ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO À REALIDADE SOCIAL?
Visita domiciliaria: ¿estrategia de aproximación a la realidad social?
Alternative title
Home visit: strategy for drawing nearer to the social reality?Visita domiciliaria: ¿estrategia de aproximación a la realidad social?
Affilliation
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.
Universidade de Fortaleza. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade de Fortaleza. Fortaleza, CE, Brasil.
Abstract in Portuguese
O estudo teve por objetivo conhecer a percepção dos alunos do curso de Odontologia sobre o aprendizado na área da saúde bucal coletiva e seu envolvimento com a comunidade, vivenciado nas atividades práticas. A população do estudo, de natureza quantitativa transversal e descritiva, correspondeu a 104 alunos cursando o último ano do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza, em 2008. Dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado, aplicado em entrevista. Para 36,2% dos alunos, as visitas domiciliares contribuem para o reconhecimento da realidade social. O benefício para a comunidade seria resultante das ações de educação em saúde, segundo 19,2% dos alunos. Entretanto, 36,2% dos alunos não reconheceram nas visitas domiciliares qualquer importância para sua formação e 53,2% apontaram que estas atividades têm pouca contribuição para os moradores da comunidade. As visitas domiciliares devem prover atividades que extrapolem a coleta de dados, permitindo que o vínculo do aluno com a família se desenvolva na lógica da humanização do atendimento. Professores de todas as áreas de conhecimento devem pensar em propostas que extrapolem o atendimento clínico como conjunto de procedimentos técnicos para uma proposta em que essas atividades causem efetivamente impacto na saúde bucal, primando por um maior vínculo com essa população.
Abstract
The study aimed at assessing the perception undergraduate students of Dentistry have on
learning in the area of collective oral health and their
involvement with the community, experiencing practical activities. The study is transversal quantitative
and descriptive. The study population was 104 students attending the senior year of Dentistry at the
University of Fortaleza, in 2008. Data were collected
through a semi-structured questionnaire administered by means of an interview. To 36.2 percent of the
students, home visits help recognize the social reality. The benefit for the community would come from
health education actions, according to 19.2 percent of
the students. However, 36.2 percent of the students
did not believe home visits were of any importance
for their training, and 53.2 percent indicated that
these activities contribute very little to community
residents. Home visits should provide activities that
go beyond data collection, allowing the student to
connect with the family pursuant to the logic of the
humanization of care. Professors from all areas of
knowledge should consider proposals that go beyond
clinical care as a set of technical procedures for a proposal in which these activities actually impact oral
health, striving to attain a greater bond with this
population.
Share