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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66962
IMPASSES, DESAFIOS E AS INTERFACES DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COMO PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR
Dilemas, retos y las interfaces de la educación alimentaria y nutricional como un proceso de participación popular
Sistematização de experiências
Direito humano a alimentação adequada
Alternative title
Impasses, challenges, and interfaces of food and nutrition education as a process of popular participationDilemas, retos y las interfaces de la educación alimentaria y nutricional como un proceso de participación popular
Author
Affilliation
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias. Duque de Caxias, RJ, Brasil.
Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias Duque de Caxias, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias. Duque de Caxias, RJ, Brasil.
Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias Duque de Caxias, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo apresenta experiências de nutricionistas em atividades de educação alimentar e nu-tricional desenvolvidas, nos últimos dez anos, nas escolas de Duque de Caxias, município do estado do Rio de Janeiro. A metodologia de sistematização de experiência tem como pressuposto que esta atividade coletiva de aprendizagem se dá a partir da interpretação crítica das práticas em diálogo com a teoria. Foram realizadas consultas em acervos pessoais e de projetos e, posteriormente, entrevistas individuais e coletivas com nutricionistas. Pôde-se registrar grande diversidade nas ações desenvolvidas, interesse na atuação intersetorial e progressiva incorporação do discurso do direito à alimentação. As parcerias estabelecidas entre nutricionistas e movimentos populares marcam a descrição das experiências. A educação alimentar e nutricional foi afirmada como campo de atuação interdisciplinar. Em contextos de grande injustiça torna-se essencial incorporar princípios da educação popular, tais como amorosidade, diálogo e compromisso com os oprimidos. A sistematização sinaliza que nutricionistas, responsáveis, professores, merendeiras e outros profissionais da escola têm sido importantes atores nas experiências, além de indicar o potencial de ampliação da participação de estudantes.
Abstract
This paper presents the experiences of nutritionists in food and nutrition education activities
at schools located in Duque de Caxias, a municipality
of the state of Rio de Janeiro, Brazil, over the past ten
years. The methodology for systematizing experience
is based on the assumption that this collective learning activity takes place from the critical interpretation of practices in dialog with the theory. Personal
collections and projects were queried and, later, individual and group interviews conducted with nutritionists. It was possible to note great diversity in
the actions developed, in the interest in intersectoral
action, and the progressive incorporation of the right
to food discourse. The partnerships established between nutritionists and popular movements mark the
description of the experiments. Food and nutrition
education was affirmed as an interdisciplinary field
of action. In contexts of great injustice, it is essential
to incorporate principles of popular education, such as
loveliness, dialog, and commitment to the oppressed.
The systematization signals that nutritionists, guardians, teachers, cooks and other school professionals
have been key players in the experiments, and indicates the potential for the increased participation of
the students.
Keywords in Portuguese
Educação alimentar e nutricionalSistematização de experiências
Direito humano a alimentação adequada
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