Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66974
O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS DA ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ: UMA VISÃO DOCENTE-DISCENTE
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os estudos preliminares demonstram que a química está fortemente presente na área da saúde, e no que se refere à formação profissional, alguns aspectos significativos podem ser destacados: As práticas que tornam o ensino de química relevante porque vinculado à realidade da escola, dos professores e dos alunos impactam, na formação do profissional técnico em análises clínicas A falta de motivação dos professores para a realização de aulas práticas é um dado que merece atenção, já que a química é uma ciência essencialmente experimental, e os alunos demonstram muito interesse quando as aulas são realizadas no laboratório; Os alunos podem encontrar dificuldades cognitivas em aplicar os conhecimentos que aprenderam na escola em sua realidade no mundo do trabalho. Isso é particularmente observável no período de realização do estágio.
Abstract
Preliminary studies show that chemistry is strongly present in the health area, and with regard to professional training, some significant aspects can be highlighted: The practices that make chemistry teaching relevant because it is linked to the reality of the school, teachers and students impact the training of clinical analysis technicians. The lack of motivation of teachers to carry out practical classes is a fact that deserves attention, since chemistry is an essentially experimental science, and students show great interest when classes are held in the laboratory. Students may encounter cognitive difficulties in applying the knowledge they learned at school to their reality in the world of work. This is particularly observable during the internship period.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Estudios preliminares demuestran que la química está fuertemente presente en el área de la salud, y en lo que respecta a la formación profesional, se pueden destacar algunos aspectos significativos: Las prácticas que hacen que la enseñanza de la química sea relevante porque vinculada a la realidad de la escuela, de los profesores y de los estudiantes tienen impacto. sobre la formación de profesionales técnicos en análisis clínico La falta de motivación por parte de los docentes para realizar clases prácticas es un hecho que merece atención, ya que la química es una ciencia esencialmente experimental, y los estudiantes muestran mucho interés cuando se realizan las clases. se llevan a cabo en el laboratorio; Los estudiantes pueden encontrar dificultades cognitivas al aplicar los conocimientos que aprendieron en la escuela a su realidad en el mundo laboral. Esto se nota especialmente durante el período de prácticas.
Share