Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67024
INTEGRAÇÃO ACADEMIA-SERVIÇO NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS EM UM HOSPITAL DE ENSINO
Integración academia-servicio en la formación de enfermeros en un hospital de enseñanza
Formação de recursos humanos
Hospitais de ensino
Educação superior
Estudantes de enfermagem
Training of human resources
Teaching hospitals
Higher education
Nursing students
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Hospitais de Ensino
Universidades
Estudantes de Enfermagem
Alternative title
Academy-service integration in the training of nurses in a teaching hospitalIntegración academia-servicio en la formación de enfermeros en un hospital de enseñanza
Affilliation
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília. Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde. Curso de Enfermagem. Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Curso de Medicina. Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde. Curso de Enfermagem. Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Curso de Medicina. Marília, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo propõe-se a compreender a integração academia-serviço na formação de enfermeiros. Utilizou-se a pesquisa qualitativa e, como referencial de análise, a hermenêutica dialética. Foram respondidos 24 questionários por docentes, enfermeiros assistenciais e estudantes de enfermagem da quarta série do curso de Enfermagem de uma instituição de ensino superior, que conta com um complexo hospitalar certificado como hospital de ensino. Constataram-se a existência de espaços de encontro entre os atores e a construção do conhecimento a partir da prática, possibilitando o desenvolvimento do cuidado individual, coletivo e de gestão. A integração academia-serviço estimula os profissionais do serviço a buscarem conhecimento e pesquisa e contribui para mudanças na prática e no comprometimento dos estudantes. Encontram-se dificuldades pela incompatibilidade das agendas dos docentes e enfermeiros, pouco envolvimento docente com a prática, sobrecarga e despreparo do enfermeiro para o ensino, além da falta de compreensão da equipe multiprofissional quanto ao papel do hospital de ensino. Indicam-se a necessidade de adequação das estruturas e a ampliação dos espaços de diálogo, com maior envolvimento e decisões compartilhadas e, ainda, a qualificação do profissional do serviço. Depreende-se a necessidade de investimentos na qualificação do processo de integração ensino e serviço.
Abstract
This study aims to understand the academy-service integration in nursing education. Qualitative surveys were used and dialectic hermeneutics
served as an analytical framework. In all, teachers,
nursing assistants, and fourth year nursing students
of a Nursing course at a college that has a hospital
complex certified as a teaching hospital answered 24
questionnaires. What was found was that there are
mingling spaces among the players and that knowledge is built from practice, enabling the development
of individual and collective care and of management.
The academy-service integration encourages service
professionals to seek knowledge and research and
contributes to changes in practice and to generating
commitment among the students. Difficulties arise
from the incompatibility in the agendas of teachers
and nurses, from the little involvement of the teacher
with the practice, from an overload and lack of preparation among nurses for teaching, over and above
from a lack of understanding among the multidisciplinary team about the role played by the teaching
hospital. There is a need to adapt the structures and
expand opportunities for dialog, with greater involvement and shared decision-making and to qualify
the service professional. Furthermore, there is also a
need for investments to qualify the teaching and service integration process.
Keywords in Portuguese
Serviços de integração docente-assistencialFormação de recursos humanos
Hospitais de ensino
Educação superior
Estudantes de enfermagem
Keywords
Teaching-care integration servicesTraining of human resources
Teaching hospitals
Higher education
Nursing students
DeCS
Serviços de Integração Docente-AssistencialCapacitação de Recursos Humanos em Saúde
Hospitais de Ensino
Universidades
Estudantes de Enfermagem
Share