Author | Triches, Rozane Marcia | |
Access date | 2024-11-07T19:15:27Z | |
Available date | 2024-11-07T19:15:27Z | |
Document date | 2015 | |
Citation | TRICHES, Rozane Marcia. Promoção do consumo alimentar sustentável no contexto da alimentação escolar. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n. 3, p. 757-771, set./dez. 2015. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67037 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Este trabalho é sobre o consumo alimentar no contexto da alimentação escolar, entendendo-se esse espaço como fortemente propositivo na formação de hábitos alimentares saudáveis e de desenvolvimento sustentável. Relata o exemplo do município de Dois Irmãos, no Rio Grande do Sul, e as ações relativas ao trabalho realizado com os escolares, conjugando mudanças no consumo e na produção de alimentos e ligando saúde e sustentabilidade. Utiliza fontes secundárias e observação participante. A partir de diagnóstico preocupante sobre o estado alimentar e nutricional dessa população, diversas atividades de promoção do consumo alimentar sustentável foram desenvolvidas, entre elas: revisão dos fornecedores e das cadeias de abastecimento, das formas de produção e da qualidade dos alimentos oferecidos; regulação relativa ao tipo de gêneros trazidos de casa; cuidado na formulação dos cardápios; e desenvolvimento de atividades educativas práticas que coadunassem a melhora dos hábitos alimentares com a valorização do meio rural. Foram verificados, neste caso, exemplos de práticas inovadoras, desenvolvidas de forma integrada, que articularam sinergicamente educação alimentar e nutricional com ações para a consolidação de um sistema agroalimentar sustentável. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação alimentar e nutricional | en_US |
Subject in Portuguese | Consumo de alimentos | en_US |
Subject in Portuguese | Alimentação escolar | en_US |
Subject in Portuguese | Desenvolvimento | en_US |
Subject in Portuguese | Sustentabilidade | en_US |
Title | Promoção do consumo alimentar sustentável no contexto da alimentação escolar | en_US |
Alternative title | Promotion of sustainable food consumption in the context of meals at school | en_US |
Alternative title | Promoción del consumo alimentario sostenible en el contexto de la alimentación escolar | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sip00061 | |
Abstract | This study is on food consumption in the
context of meals provided at school, understanding
this space as strongly proactive in forming healthy
eating habits and encouraging sustainable development. It reports on the case of the municipality of
Dois Irmãos, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil,
and the actions related to the work done with the students, combining changes in the consumption and
production of food and linking health and sustainability with such changes. It uses secondary sources
and participant observation. Based on the troubling
diagnosis of the food and nutritional status of this
population, several activities were developed to promote sustainable food consumption, including a review of the suppliers and supply chains, forms of
production and quality of the food offered; regulation
of the types of food brought from home; care in formulating menus, and development of practical educational activities that could blend the improvement of
eating habits with greater appreciation for the rural
area. In this case, a verification was made of examples
of innovative practices, developed in an integrated
manner, which coordinated food and nutrition education synergistically with actions aimed at the consolidation of a sustainable food system. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal da Fronteira Sul. Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Curso de Nutrição. Realeza, PR, Brasil. | en_US |
Subject | Food and nutrition education | en_US |
Subject | Consumption of food | en_US |
Subject | School meals | en_US |
Subject | Development | en_US |
Subject | Sustainability | en_US |
DeCS | Educação Alimentar e Nutricional | en_US |
DeCS | Ingestão de Alimentos | en_US |
DeCS | Alimentação Escolar | en_US |
DeCS | Indicadores de Desenvolvimento Sustentável | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |