Advisor | Oliveira, Maria de Fátima Alves de | |
Author | Frey, Daniela | |
Access date | 2024-11-13T13:54:20Z | |
Available date | 2024-11-13T13:54:20Z | |
Document date | 2023 | |
Citation | FREY, Daniela. Recursos literato-audiovisuais como fomentadores à formação humanizada de profissionais de saúde - estratégias possíveis?. 2023. 153 f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2023. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67105 | |
Abstract in Portuguese | Após a experiência exitosa no mestrado acadêmico com a utilização de um filme (O despertar de uma paixão) para o ensino de uma doença infectocontagiosa (cólera) e elementos da teoria da evolução, nos propusemos a dar seguimento a pesquisas sobre o emprego de recursos artísticos que de algum modo possam auxiliar o aprendizado de enfermidades. No entanto, o aprofundamento dos estudos nos levou a direcionarmos nossa pesquisa para que esses recursos pudessem também contribuir para a formação humanizada, especialmente de profissionais da Saúde. Oferecendo cursos de extensão gratuitos e certificados a estudantes e profissionais da Saúde, objetivamos avaliar como a utilização de estratégias de ensino com recursos literato-audiovisuais (ou artísticos) podem sensibilizar esses profissionais e/ou futuros profissionais e contribuir para a sua formação mais humanizada, de modo que compreendam não apenas as doenças, mas, com igual importância, o estado emocional do doente. A metodologia planejada para o desenvolvimento desta pesquisa envolve uma abordagem qualitativa, de intervenção, com discentes e egressos da área da Saúde, utilizando-se diferentes recursos sensibilizadores, especialmente filmes comerciais, músicas e poesias. Os principais instrumentos de coletas de dados foram questionários, aplicados no início e no final das duas edições do curso. Os resultados indicam que os recursos literato-audiovisuais utilizados colaboraram para a sensibilização dos participantes do escopo da pesquisa, contribuindo para sua formação humanizada. Ao longo do processo, compreendemos a indicotomização entre Saúde e Educação, e tecemos a Saudeducação, relacionando a pedagogia freiriana à formação humanizada de profissionais de Saúde, e que perpassa pela sua formação acadêmica, pela conscientização desses profissionais e desdobra-se no empoderamento do indivíduo enfermo, que necessita de cuidados, sem que sinta-se diminuído por essa condição | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Saudeducação | en_US |
Subject in Portuguese | Educação em saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Estratégias de Ensino | en_US |
Subject in Portuguese | Recursos Literato-audiovisuais | en_US |
Subject in Portuguese | Formação Humanizada | en_US |
Title | Recursos literato-audiovisuais como fomentadores à formação humanizada de profissionais de saúde - estratégias possíveis? | en_US |
Type | Thesis | en_US |
Defense date | 2023 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | en_US |
Abstract | After the successful experience in the Academic Master's Degree with the use of a film (The painted veil) to teach an infectious and contagious disease (cholera) and elements of the theory of evolution, we proposed to continue research on the use of artistic resources that in some way can help to learn about diseases. However, the deepening of the studies led us to direct our research so that these resources could also contribute to the humanized academic education, especially of health professionals. Offering free and certified extension courses to students and health professionals, we aim to evaluate how the use of teaching strategies with literaryaudiovisual (or artistic) resources can sensitize these professionals and/or future professionals and contribute to their more humanized academic education, so that they understand not only the diseases, but, with equal importance, the emotional state of the patient. The methodology planned for the development of this research involves a qualitative, intervention approach, with students and graduates from the Health area, using different sensitizing resources, especially commercial films, music, and poetry. The main data collection instruments were questionnaires, applied at the beginning and at the end of the two editions of the course. The results indicate that the literateaudiovisual resources used collaborated to raise the participants' awareness of the scope of the research, contributing to their humanized formation. Throughout the process, we understand the indichotomization between Health and Education, and we weave Saudeducação (Healtheducation), relating Freire's pedagogy to the humanized formation of Health professionals, and which permeates their academic formation, the awareness of these professionals and unfolds in the empowerment of the sick individual, who needs care, without feeling diminished by this condition | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Saudeducação | en_US |
Subject | Health Education | en_US |
Subject | Teaching Strategies | en_US |
Subject | Literatoaudiovisual Resources | en_US |
Subject | Humanized Formation | en_US |
DeCS | Ensino | en_US |
DeCS | Educação em Saúde | en_US |
DeCS | Recursos Audiovisuais | en_US |
DeCS | Humanização da Assistência | en_US |
DeCS | Pessoal de Saúde | en_US |
DeCS | educação | en_US |