Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67106
TRANSFERÊNCIA PLACENTÁRIA DE IMUNOGLOBULINAS: MODELOS TÁTEIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA INCLUSIVA
Educação Inclusiva
Transferência Placentária
Imunologia
Imunoglobulina G
Educación Inclusiva
Transferencia Placentaria
Inmunología
Inmunoglobulina G
Author
Affilliation
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovação em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovação em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma estratégia didática inclusiva para facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre a transferência placentária de imunoglobulinas. A relevância do trabalho se deve, principalmente, à busca por uma educação inclusiva no ensino de imunologia. Essa disciplina é composta de mecanismos complexos e abstratos, por consequência, os estudantes de maneira geral, sejam eles videntes ou com deficiências visuais, demonstram certa dificuldade no seu completo entendimento. Por isso, esse trabalho propõe o uso de metodologias alternativas para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, com o objetivo de promover incentivo e inclusão dentro da sala de aula, para que assim, ao menos parte dos direitos educacionais previstos por lei sejam assegurados. O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica e o desenvolvimento da estratégia, constituída pela produção dos modelos relacionados ao processo de transferência de anticorpos pela placenta, feitos em massa de biscuit e materiais reciclados, e a construção de um manual de orientação da apresentação dos modelos. A metodologia proposta pelo trabalho contribui para otimizar o processo de aprendizagem da disciplina de imunologia de maneira inclusiva, e desse modo, alcançou os objetivos indicados pela pesquisa e evidenciou ser uma possibilidade viável para resolver parte da problemática apresentada, ainda que a validação do material seja parte da perspectiva de realizar um futuro trabalho de avaliação.
Abstract
This paper presents the development of an inclusive teaching strategy to facilitate the teaching-learning process on placental transfer of immunoglobulins. The relevance of the work is mainly due to the search for inclusive education in the teaching of immunology. This discipline is composed of complex and abstract mechanisms, and consequently, students in general, whether they are sighted or visually impaired, demonstrate some difficulty in fully understanding it. Therefore, this paper proposes the use of alternative methodologies to contribute to the teaching-learning process of this discipline, with the objective of promoting incentive and inclusion within the classroom, so that at least part of the educational rights provided by law are ensured. The study was carried out through bibliographic research and the development of the strategy, consisting of the production of models related to the process of antibody transfer through the placenta, made of biscuit dough and recycled materials, and the construction of a manual to guide the presentation of the models. The methodology proposed by the work contributes to optimizing the learning process of the immunology discipline in an inclusive manner, and thus, it achieved the objectives indicated by the research and proved to be a viable possibility to solve part of the problem presented, even though the validation of the material is part of the perspective of carrying out a future evaluation work.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este trabajo presenta el desarrollo de una estrategia didáctica inclusiva para facilitar el proceso de enseñanza-aprendizaje sobre la transferencia placentaria de inmunoglobulinas. La relevancia del trabajo se debe principalmente a la búsqueda de una educación inclusiva en la enseñanza de la inmunología. Esta disciplina está compuesta por mecanismos complejos y abstractos, en consecuencia, los estudiantes en general, ya sean videntes o con discapacidad visual, demuestran cierta dificultad para comprenderlos plenamente. Por ello, este trabajo propone el uso de metodologías alternativas para contribuir al proceso de enseñanza-aprendizaje de esta disciplina, con el objetivo de promover el estímulo y la inclusión dentro del aula, de modo que se garanticen al menos parte de los derechos educativos previstos por la ley. El estudio se realizó a través de la investigación bibliográfica y el desarrollo de la estrategia, consistente en la elaboración de modelos relacionados con el proceso de transferencia de anticuerpos a través de la placenta, elaborados a partir de masa de galleta y materiales reciclados, y la construcción de un manual que oriente la presentación. de los modelos. La metodología propuesta por el trabajo contribuye a optimizar el proceso de aprendizaje de la disciplina inmunología de manera inclusiva, y de esta manera logró los objetivos señalados por la investigación y demostró ser una posibilidad viable para resolver parte del problema presentado, incluso si la validación del material se inicia desde la perspectiva de realizar futuros trabajos de evaluación.
Keywords in Portuguese
Modelos Tridimensionais TáteisEducação Inclusiva
Transferência Placentária
Imunologia
Imunoglobulina G
Keywords in Spanish
Modelos Tridimensionales TáctilesEducación Inclusiva
Transferencia Placentaria
Inmunología
Inmunoglobulina G
Share