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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67131
PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA ENTRE MULHERES ESTUDANTES TRABALHADORAS: APROXIMAÇÕES SOBRE O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, INTERSECCIONALIDADE E A PROMOÇÃO DA SAÚDE
Mulheres
Interseccionalidade
Promoção da Saúde
Atividade Física e Esportiva
Exercício Físico
Saúde da Mulher
Ensino Fundamental e Médio
Promoção da Saúde
Enquadramento Interseccional
Barros, Nathália da Rocha Corrêa | Date Issued:
2023
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo situa-se em um contexto político de reformas educacionais e políticas de reduções de repasses de recursos públicos para a Saúde e Educação, que apontam para uma proposta de formação educacional mínima à classe trabalhadora. Promover espaços de ensino que fomentem a participação popular, almejando a preparação de coletivos para reivindicação dos direitos sociais se faz necessário. A partir do questionamento de como a Educação Física (EF) escolar pode viabilizar a abordagem crítica dos pressupostos de exercício de direitos e promoção da saúde na Educação Básica (EB), este estudo tem como tema a prática de atividade física exercida por mulheres estudantes da EB. Partindo da premissa que a Educação é um determinante social de saúde, o objetivo desta pesquisa é analisar nos relatos das estudantes da EB os indicadores comuns que proporcionam ou não a prática de atividade física/esportiva (AFE) e a participação das mulheres nesses espaços. Esta pesquisa tem caráter descritivo e exploratório com abordagem metodológica qualitativa. O estudo foi realizado na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e as entrevistas foram realizadas com as estudantes da EB. Utilizou-se entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. A análise e interpretação das entrevistas teve como referencial teórico-metodológico a análise de conteúdo temática de Bardin, ancorada nas teorias da interseccionalidade e de Paulo Freire. As entrevistadas expuseram os fatores que afetam o acesso as AFE em seus territórios Após a análise e interpretação das entrevistas, foram mapeados os indicadores que afetam a prática de AFE expostas pelas participantes, são eles: a violência urbana e a violência de gênero; a baixa oferta de atividades gratuitas orientadas por professores de EF; a provisoriedade das atividades oferecidas pelo poder público em alguns territórios; o custo financeiro das atividades, mesmo quando oferecidas em espaços públicos; a baixa oferta de creches e escolas em tempo integral; o trabalho reprodutivo em conciliação com trabalho produtivo que elabora a dinâmica de vida das mulheres; a superexploração causada pela baixa remuneração salarial e trabalhos que exigem dedicação de tempo desestruturada; a invisibilidade das mulheres nos esportes; e a uberização dos professores de EF. Conclui-se que é necessário considerar a interseccionalidade como uma das ferramentas analíticas da corporeidade de estudantes da EB articulada com estudos decoloniais na concepção de currículo de EF e as contribuições de Paulo Freire para o ensino de EF
Abstract
This study takes place in a political context of educational reforms and reduction policies in transfers of public funds for Health and Education, which points to a proposal of a minimal educational formation for the working class. Promoting teaching spaces that encourage popular participation, aiming at the preparation of collectives in claiming their social rights is necessary. From the question of how Physical Education (PE) at school can enable a critical approach to the preconditions in the exercise of rights and health promotion in Basic Education, this study has as its theme the practice of physical activity exercised by women students of Basic Education. Starting from the premise that Education is a social determinant of health, the objective of this research is to analyze in the reports of Basic Education students the common indicators that provide or not the practice of physical/sports activity and the participation of women in these spaces. This research has both descriptive and exploratory characters with a qualitative methodological approach. The study was conducted at the Polytechnic School of Health Joaquim Venâncio (EPSJV) of Oswaldo Cruz Foundation (Fiocruz) and the interviews were conducted with Basic Education students. A semi-structured interview was used as a data collection instrument. The analysis and interpretation of the interviews had Bardin's thematic content analysis as a theoretical-methodological framework, anchored in the theories of intersectionality and Paulo Freire. The women interviewed exposed the factors that affect the access to physical/sports activity in their territories After the analysis and interpretation of the interviews, the indicators that affect the practice of physical/sports activity exposed by the participants were mapped, they are: urban violence and gender violence; the low offer of free activities guided by PE teachers; the provisional nature of activities offered by public authorities in some territories; the financial cost of activities, even when offered in public spaces; the low offer of fulltime daycare centers and schools; the reproductive work in conciliation with productive work that creates the dynamics of women's lives; the overexploitation caused by low wages and jobs that demand unstructured dedication of time; the invisibility of women in sports; and the uberization of PE teachers. The conclusion, therefore, is that it is necessary to consider intersectionality as one of the analytical tools of the corporeity of Basic Education students articulated with decolonial studies in the conception of the PE curriculum and Paulo Freire's contributions to the teaching of PE
Keywords in Portuguese
Educação FísicaMulheres
Interseccionalidade
Promoção da Saúde
Atividade Física e Esportiva
DeCS
Educação Física e TreinamentoExercício Físico
Saúde da Mulher
Ensino Fundamental e Médio
Promoção da Saúde
Enquadramento Interseccional
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