Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67148
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: UMA REVISITA AOS TEMAS TRANSVERSAIS MEIO AMBIENTE E SAÚDE
Alternative title
National curriculum parameters: revisiting health and environment cross-cutting issuesAuthor
Affilliation
Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Prefeitura de Duque de Caxias. Rio de Janeiro, Brasil / Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. RJ, Brasil.
Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Grande Rio. Duque de Caxias, RJ, Brasil.
Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Prefeitura de Duque de Caxias. Rio de Janeiro, Brasil / Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. RJ, Brasil.
Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Grande Rio. Duque de Caxias, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Nosso estudo parte do legado dos temas transversais deixado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, especificamente os de meio ambiente e saúde, procurando entender como foram processados em documentos oficiais - como as Diretrizes Curriculares Nacionais, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio etc. - e como foram absorvidos e ressignificados no interior das escolas, principalmente nos projetos político-pedagógicos. Procurou-se problematizar esses temas com base no momento atual, sem desconsiderar, no entanto, o contexto em que foram criados. Para essa releitura, o suporte veio de autores que trabalham com análise de textos e pesquisa qualitativa. O estudo das partes 'meio ambiente' e 'saúde' mostrou que os textos, de maneira geral, são pouco atraentes; pouco práticos; apresentam dificuldades em dar pistas de ação; não mostram bem as diferentes interfaces com as diferentes áreas; não facilitam a visualização do sentido em que ocorre a trans e a interdisciplinaridade; apresentam-se em alguns momentos lacunares ou superficiais; e têm uma proposta de educação comportamentalista. Nesse limite, a educação serve mais à conformação do que à transformação da realidade; responsabiliza demasiadamente o indivíduo e isenta o Estado; promove uma cidadania passiva, que alcança a compreensão do direito, mas não a sua realização.
Abstract
Our study begins with the legacy of the
cross-cutting issues left by the National Curriculum
Parameters, specifically concerning environment and
health, in an attempt to understand how they were
processed in official documents – such as the National Curriculum Guidelines, the Curriculum Instructions for Secondary Education, etc. – and how they
were absorbed and resignified within the schools,
particularly in the political-pedagogical projects. An
attempt was made to problematize these topics based
on the current moment, never neglecting, however,
the context in which they were created. For this new
reading, support came from authors working with
text analysis and qualitative research. The study of
the 'environment' and 'health' portions showed that
the texts are largely unattractive; impractical; have
difficulties in giving clues for action; do not show the
different interfaces with the different areas well; do
not facilitate viewing the direction in which trans and
interdisciplinarity take place; at times, are insufficient or superficial, and bring a behaviorist proposal
for education. Within these limitations, education is
more useful for conformity than to actually transform
reality; it attributes too much responsibility to the
individual and exempts the State from its duties; it
fosters passive citizenship, which indeed affords an
understanding of one's rights, but does not actually
achieve them.
Share