Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67220
TRILHA INTERPRETATIVA FIOCRUZ MATA ATLÂNTICA: PASSEIO OU ATIVIDADE PEDAGÓGICA? REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS COM O PÚBLICO ESCOLAR
Educação Ambiental
Experiência
Educação Não-formal
Professor da Educação Básica
Environmental education
Experience
Non-formal education
Basic education teacher
Paiva, Ana Paula Rodrigues Cavalcante de | Date Issued:
2023
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo problematizou a Trilha Interpretativa realizada no Campus Fiocruz Mata Atlântica (CFMA), tendo como cenários a Colônia Juliano Moreira e uma área de floresta junto ao Parque Estadual da Pedra Branca/RJ. A Trilha Interpretativa é uma atividade educativa realizada em 2019 com professores e seus alunos a partir do segundo segmento do ensino fundamental, considerando este contexto. O CFMA viabilizou o transporte para a visita de dez escolas públicas mediante o expressivo interesse das mesmas. Além de proporcionar o contato com a natureza, as trilhas podem ser recurso pedagógico no ensino de ciências, na educação ambiental, na sensibilização ambiental e em diferentes etapas do ensino formal. O objetivo desta pesquisa é analisar os significados atribuídos pelos professores à Trilha Interpretativa Fiocruz Mata Atlântica, a fim de contribuir com o seu aprimoramento. Esta pesquisa é norteada pelos pressupostos da abordagem qualitativa na perspectiva socioantropológica para a qual a descrição dos processos sociais resulta em uma melhor compreensão da realidade, tendo em vista os vários elementos envolvidos no compartilhamento de saberes e práticas. Os instrumentos para coleta foram diário de pesquisa/campo e entrevista com os professores que participaram da Trilha Interpretativa em 2019. A análise das entrevistas ocorreu pelo refinamento dos dados a fim de encontrar os núcleos de sentido e posterior definição dos eixos temáticos cotejados com os referenciais teóricos. Alguns autores da Educação Ambiental, dos Modos de Educação, a relevância da Experiência para a educação e da educação pensada a partir do par experiência/sentido foram os pilares que ajudaram a refletir teoricamente sobre os resultados Apesar de nominalmente a Trilha ser reconhecida como passeio pela maioria, a aproximação dos sujeitos da pesquisa revelou vários outros sentidos, especialmente de vivência. A relação entre vivência e experiência, as análises realizadas nas revisões através dos mapas de literatura e o aprimoramento proposto para a Trilha Interpretativa Fiocruz Marta Atlântica com protagonismo dos professores serão apresentados nesta tese
Abstract
This study problematized the Interpretive Trail carried out at the Fiocruz Mata Atlântica Campus (CFMA), with the Juliano Moreira Colony and a forest area next to the Pedra Branca State Park/RJ as backdrops. The Interpretive Trail is an educational activity carried out in 2019 with teachers and their students from the second segment of elementary school onwards, considering this context. CFMA provided transportation for visits to ten public schools due to their expressive interest. In addition to providing contact with nature, trails can be a pedagogical resource in science teaching, environmental education, environmental awareness and at different stages of formal education. The objective of this research is to analyze the meanings attributed by teachers to Fiocruz Mata Atlântica Interpretive Trail, in order to contribute to its improvement. This research is guided by the assumptions of the qualitative approach from a socio-anthropological perspective, for which the description of social processes results in a better understanding of reality, considering the various elements involved in sharing knowledge and practices. The instruments for collection were a research/field diary and interviews with teachers who participated in the Interpretive Trail in 2019. The analysis of the interviews occurred by refining the data in order to find the cores of meaning and subsequent definition of the thematic axes compared with the references theorists. Some authors of Environmental Education, Modes of Education, the relevance of Experience for education and education thought from the experience/meaning pair were the pillars that helped to reflect theoretically on the results. Although the Trail is nominally recognized as a tour by the majority, approaching the research subjects revealed several other meanings, especially of experience The relationship between involvement in and experience, the analyzes carried out in the reviews through literature maps and the proposed improvement for the Fiocruz Marta Atlântica Interpretive Trail with teachers taking the lead will be presented in this thesis
Keywords in Portuguese
Trilha InterpretativaEducação Ambiental
Experiência
Educação Não-formal
Professor da Educação Básica
Keywords
Interpretive trailEnvironmental education
Experience
Non-formal education
Basic education teacher
Share