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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67224
NEGACIONISMO CIENTÍFICO EM FOCO: DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
educação
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Educação em Saúde
Educação Popular
Coutinho, Mônica Marxsen de Aguiar Rocha | Date Issued:
2023
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A educação popular em saúde emergiu, no Brasil, como uma estratégia de construção da participação popular na saúde e na vida social da população. Tal concepção educativa considera os determinantes sociais da saúde envolvidos no processo saúdedoença da sociedade, sendo então um desafio a ser trabalhado com futuros profissionais de saúde, pois preza pela construção compartilhada dos saberes, através da participação ativa dos sujeitos. Uma problemática que surgiu durante a pandemia da COVID-19 foi o crescimento do negacionismo científico, impulsionado pela extremadireita e fortalecido pelo distanciamento entre a população e a ciência. Nesse cenário, é importante promover ações educativas durante a formação inicial em saúde, baseadas na educação popular, para que esses futuros profissionais possam promover ações conjuntas que causem impactos positivos na sociedade, levando em conta a realidade do público-alvo. A partir da pergunta “é possível desenvolver ao longo da formação inicial dos profissionais de saúde estratégias que possibilitem um melhor diálogo com a população, de forma a enfrentar os problemas advindos do negacionismo científico?”, este trabalho objetivou desenvolver ações pedagógicas, na perspectiva da educação popular em saúde, na formação inicial de profissionais de saúde, que promovessem a discussão sobre o negacionismo científico e como enfrentar esse fenômeno. Tais ações estão articuladas com um projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense (UFF), que atua com educação popular em saúde no Morro da Providência. A pesquisa tem abordagem qualitativa, e os resultados foram analisados à luz da análise de conteúdo de Bardin, no contexto da educação popular Foram desenvolvidas oficinas com estudos de caso e posterior elaboração de ações educativas em saúde pelos alunos de uma disciplina de educação em saúde da UFF, no qual foram analisados os trabalhos que abordaram o negacionismo científico. Durante as oficinas, a discussão sobre como lidar com o negacionismo foi extensa, e, apesar de inicialmente muitos declararem ser impossível promover o diálogo, foram destacadas ações pautadas na afetividade e no diálogo. Na produção dos projetos em saúde, foram percebidos discursos em consonância com a educação popular, e outros que se confundiam com a educação sanitária. As atividades permitiram uma construção dialógica do conhecimento, porém os educandos apresentaram dificuldades na promoção do diálogo, sendo essa discussão, de fato, muito desafiadora. Desta forma, almeja-se dar continuidade ao projeto em uma perspectiva real de aproximação dos discentes com a população, através do projeto de extensão, possibilitada pela curricularização da extensão. Pretende-se contribuir para a formação desses profissionais, aproximando-os da educação popular, de forma a despertar uma maior consciência crítica do problema do negacionismo científico e da importância de ter como princípio da sua prática profissional a saúde popular
Abstract
Popular health education emerged in Brazil as a strategy for building popular participation in the health and social life of the population. Such an educational conception considers the social determinants of health involved in the health-disease process of society, thus being a challenge to be worked with future health professionals, as it values the shared construction of knowledge, through the active participation of the subjects. A problem that arose during the COVID-19 pandemic was the growth of scientific denialism, driven by the extreme right and strengthened by the distance between the population and science. In this scenario, it is important to promote educational actions during initial health training, based on popular education, so that these future professionals can promote joint actions that cause positive impacts on society, taking into account the reality of the target audience. Based on the question “Is it possible to develop, during the initial training of health professionals, strategies that allow a better dialogue with the population, in order to face the problems arising from scientific denialism?”, this work aimed to develop pedagogical actions, from the perspective of popular health education, in the initial training of health professionals, which promoted the discussion about scientific denialism and how to face this phenomenon. Such actions are articulated with an extension project of the Fluminense Federal University (UFF), which works with popular health education in Morro da Providência. The research has a qualitative approach, and the results were analyzed in the light of Bardin's content analysis, in the context of popular education Workshops were developed with case studies and subsequent elaboration of educational actions in health by students of a health education discipline at UFF, in which the works that addressed scientific denialism were analyzed. During the workshops, the discussion on how to deal with denialism was extensive, and, although initially many declared it impossible to promote dialogue, actions based on affection and dialogue were highlighted. In the production of health projects, discourses in line with popular education were perceived, and others that were confused with health education. The activities allowed for a dialogical construction of knowledge, but the students had difficulties in promoting dialogue, and this discussion was, in fact, very challenging. In this way, the aim is to continue the project in a real perspective of bringing students closer to the population, through the extension project, made possible by the extension curriculum. It is intended to contribute to the training of these professionals, bringing them closer to popular education, in order to awaken a greater critical awareness of the problem of scientific denialism and the importance of having popular health as a principle of their professional practice
DeCS
Pessoal de Saúdeeducação
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Educação em Saúde
Educação Popular
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