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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67250
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE SEGUNDO OS PROFISSIONAIS DA GESTÃO DE RECIFE, PERNAMBUCO
Educación permanente en salud según los profesionales de la gestión de Recife, Pernambuco
Alternative title
Continuing education in health according to management professionals from Recife, PernambucoEducación permanente en salud según los profesionales de la gestión de Recife, Pernambuco
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Universidade de Pernambuco. Recife, PE, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, MG, Brasil / Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Universidade de Pernambuco. Recife, PE, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, MG, Brasil / Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo discute o que pensam os profissionais da gestão sobre os processos de educação permanente em saúde no município de Recife, Pernambuco, descrevendo as ações e relacionando-as com os conceitos de educação permanente ou continuada. Originou-se de um estudo de caso, que utilizou entrevista semiestruturada com sete gestores e gerentes. A análise de conteúdo foi o método escolhido para tratamento dos dados. A educação permanente em saúde tem sido utilizada como ferramenta para pôr em prática novos dispositivos de trabalho na atenção primária à saúde. Os resultados apontam para seu uso pela gestão como ferramenta de mudança do processo de trabalho. Alguns setores da Secretaria Municipal de Saúde de Recife se apropriaram mais adequadamente do conceito de educação permanente em saúde, enquanto outros ainda a entendem como sendo igual à educação continuada. As ações surgiram das dificuldades encontradas no trabalho, a partir do que a gestão definiu como importante para a qualificação dos trabalhadores e do que as universidades perceberam como demanda para qualificação profissional. Alguns dispositivos citados foram: o apoio matricial, o apoio institucional e o projeto terapêutico singular. As dificuldades para o aperfeiçoamento das ações foram a fragmentação das ações e a pouca priorização da educação permanente em saúde por alguns profissionais da gestão.
Abstract
This article discusses what management
professionals think about the continuing health education processes in the city of Recife, state of Pernambuco (Northeast Brazil), describing the actions and
relating them to the concepts of permanent or continuing education. It originated from a case study that
used semi-structured interviews made with seven
managers. Content analysis was the method chosen to
process the data. Permanent health education has
been used as a tool to implement new work devices in
primary health care. Results point to its use by management as a tool to change the working process.
A few departments of the Recife Municipal Health
Secretariat appropriated themselves more properly
of the permanent health education concept, while
others see it as equal to continuing education. The
actions arose from difficulties at work, from what management has defined as important to train workers,
and from what the universities have noted as demands for professional qualification. A few devices
cited were the matrix support, institutional support,
and the unique therapeutic project. The difficulties
faced to improve the actions were fragmentation and
the lack of prioritization of continuing health education by a few management professionals.
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