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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67251
MODELOS, MERCADO E PODER: ELEMENTOS DO CURRÍCULO OCULTO QUE SE REVELAM NA FORMAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Modelos, mercado y poder: elementos del currículo oculto que se revelan en la formación en odontología
Alternative title
Models, market, and power: elements of the hidden curriculum that show through in training in dentistryModelos, mercado y poder: elementos del currículo oculto que se revelan en la formación en odontología
Affilliation
Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil / Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil / Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo analisa a dimensão ética da formação profissional de estudantes de odontologia. Empregando-se a abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com professores e estudantes, observações de atividades acadêmicas e grupos focais com alunos de dois cursos. Por meio das categorias de análise relacionadas ao currículo oculto foi possível perceber os valores mais presentes ou menos no processo de socialização profissional, implicados em conflitos de interesses, em questões de prestígio das áreas e de poder nas dinâmicas das relações interpessoais, bem como nos modelos em que os estudantes se espelham na sua construção identitária. A discussão e a reflexão sobre esses achados permitem avançar na compreensão da complexidade de fatores que compõem o 'currículo real' e que conformam a dimensão ética da formação profissional, tão importante para o desenvolvimento de futuros profissionais-cidadãos eticamente sensíveis e socialmente competentes.
Abstract
This article examines the ethical dimension
of the professional training of dentistry students.
Using a qualitative approach, interviews were carried
out among professors and students, observations
were made of academic activities, and focus groups
were held with students from two courses. By means
of the analysis categories associated with the hidden
curriculum, it was possible to note the values that are
more or less present in the professional socialization
process involved in conflicts of interest, in matters of
area prestige, in the power of the dynamics of interpersonal relationships, as well as in the models in
which students reflect on their identity. Discussing
and reflecting on these findings allow one to make
progress in understanding the complexity of factors
that make up the 'actual curriculum' and shape the
ethical dimension of vocational training, which is so
important to develop future professionals-citizens
who are ethically sensitive and socially competent.
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