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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67268
O PAPEL DO TRABALHO E DA FORMAÇÃO ACADÊMICA NO PROJETO PROFISSIONAL DO TRABALHADOR DA SAÚDE
El papel del trabajo y de la formación académica en el proyecto profesional del trabajador de la salud
Alternative title
The role of work and education on the health worker's professional projectEl papel del trabajo y de la formación académica en el proyecto profesional del trabajador de la salud
Author
Affilliation
Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul. Três Lagoas, MS, Brasil / Faculdade de Medicina de Botucatu. Botucatu, SP, Brasil.
Instituto Tecnológico de Aeronáutica. São José dos Campos, SP, Brasil / Faculdade de Medicina de Botucatu. Botucatu, SP, Brasil.
Universidade Federal de São João Del-Rei. São João Del-Rei, MG, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Marília, SP, Brasil.
Instituto Tecnológico de Aeronáutica. São José dos Campos, SP, Brasil / Faculdade de Medicina de Botucatu. Botucatu, SP, Brasil.
Universidade Federal de São João Del-Rei. São João Del-Rei, MG, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Marília, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo do estudo foi analisar os determinantes para a escolha da Estratégia Saúde da Família como campo de atuação profissional, a fim de verificar a influência da formação acadêmica e suas implicações. Foram entrevistados individualmente, de outubro de 2006 a fevereiro de 2007, 22 profissionais de nível superior (cirurgiões-dentistas, enfermeiros e médicos) de equipes da Saúde da Família de um município de Mato Grosso do Sul. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas de acordo com o referencial teórico-metodológico da psicologia sócio-histórica. Observou-se que a escolha profissional para a Estratégia Saúde da Família não ocorreu de forma reflexiva e crítica, sendo influenciada principalmente pela expansão da área e oferta de emprego, o que pode comprometer a atuação profissional. Sugere-se investimento nos processos educativos como uma forma de incentivar e favorecer a atuação e o compromisso dos profissionais com o Sistema Único de Saúde e, especialmente, a Saúde da Família.
Abstract
This study aimed to analyze the determining factors for the choice of the Family Health Strategy as a field of professional practice in order to
check for the influence of academic education and its
implications. From October 2006 to February 2007,
22 higher level professionals (dentists, nurses and
physicians) working in Family Health teams in a municipality of the state of Mato Grosso do Sul (Brasil)
were interviewed individually. The interviews were
recorded, transcribed, and analyzed pursuant to the
theoretical and methodological framework of socio-
-historical psychology. It was observed that the professional choice of the Family Health Strategy was not
reflective and critical, rather influenced mainly by
the expansion of the area and job offers, a fact that
may compromise their professional activities. We suggest investing in educational processes as a way to
encourage and promote the work and the commitment of professionals with the Health System and,
especially, Family Health.
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