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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67361
VALORES NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Alternative title
Values in health education and vocational trainingAuthor
Affilliation
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Escola Superior de Enfermagem. Departamento de Enfermagem de Saúde Mental e Comunitária. Vila Real, Portugal / Universidade do Minho. Braga, Portugal.
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança. Braga, Portugal.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Escola Superior de Enfermagem. Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano. Vila Real, Portugal / Universidade do Porto. Porto, Portugal.
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança. Braga, Portugal.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Escola Superior de Enfermagem. Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano. Vila Real, Portugal / Universidade do Porto. Porto, Portugal.
Abstract in Portuguese
O presente estudo traçou, como objetivo geral, analisar o efeito da formação na aquisição de valores em educação em saúde dos estudantes do Curso de Enfermagem de Vila Real, Região Norte, Trásos-Montes e Alto Douro, município de Vila Real, Lordelo, em Portugal, comparando com outros cursos. Trata-se de um estudo descritivo, comparativo e transversal. Participaram na pesquisa 709 estudantes de sete cursos superiores, tendo-se procurado incluir atores que intervêm no processo de educação em saúde, aos quais foi aplicado um questionário de autopreenchimento, no período de outubro a dezembro de 2004. A maioria dos participantes (86,5%) considera que a educação em saúde tem valores a promover, sendo a 'responsabilidade' o valor mais indicado, por 19,2% dos estudantes. O estudo demonstrou que é nos cursos de enfermagem que ocorre a maior evolução nos valores, existindo diferenças altamente significativas (p< 0,001), sendo a média do 4º ano superior à do 1º. Esses resultados evidenciam a necessidade de, em tais cursos, se trabalhar os valores subjacentes ao processo, tão necessários no desempenho dessas profissões.
Abstract
The general purpose of this study was to
examine the effect of training on the acquisition of
values in health education among Vila Real Nursing
School students, Northern Region, in Trás-os-Montes
and in Alto Douro, in the municipality of Vila Real,
Lordelo, Portugal, compared to those taking other
courses. This is a descriptive, comparative, and transverse study. In total, 709 students from seven colleges
took place in this research project, and an attempt was
made to include authors intervening in the health
education process, who replied to a self-completion
questionnaire in the period ranging from October to
December 2004. Most participants (86.5 percent) believe health education has values to promote, and
'responsibility' is the best value to 19.2 percent of the
students. The study showed that it is in the nursing
courses that most progress is made in terms of values,
with highly significant differences (p ≤ 0.001). Additionally, it also revealed that the 4th year students'
average was higher than the 1st year's. These results
are evidence of the need there is, in such courses, to
work on the values underlying the process, which are
so necessary for the performance of these professions.
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