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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67365
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA POR MEIO DA APLICAÇÃO DOS FUNDAMENTOS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
Estudo de Casos Investigativos
Formação de Professores
Interdisciplinaridade
Integração Curricular
Ensino Construtivista
Case Studies
Teacher Training
Interdisciplinarity
Curriculum Integration
Constructivist Teaching
Capacitação de Professores
métodos
Práticas Interdisciplinares
Disciplinas das Ciências Naturais
educação
Pierini, Max Fonseca | Date Issued:
2023
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Aprendizagem Baseada em Problemas, ABP ou PBL (do inglês Problem-Based Learning) é uma metodologia de ensino sistematizada no fim dos anos 1960 na qual os estudantes aprendem através da resolução de uma situação-problema espelhada na realidade. Divididos em grupos colaborativos, os estudantes passam por ciclos de aprendizagem, alternando momentos de trabalho em grupo – orientados pelo professor – com momentos de estudo individual, até que o problema seja resolvido a contento. Existe uma volumosa literatura sobre a ABP, que se espalhou pelo mundo desde sua introdução na Universidade de McMaster (Hamilton, Canadá), mostrando sua eficácia em todos os níveis de ensino, notadamente no ensino superior, incluindo a formação de professores. Ademais, os fundamentos da ABP contam com elementos preconizados pelo Ministério da Educação (MEC) para o currículo de formação de professores, dentre eles o ensino interdisciplinar e fundamentos da filosofia construtivista de ensino. Com o escopo de discutir o potencial do uso dos fundamentos da ABP para a formação de professores da área de Ciências da Natureza, bem como desenvolver recursos e processos educacionais para esse fim, a presente tese envolveu estudantes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Foram propostas atividades que contaram com instrumentos de coleta de dados, de modo a possibilitar a avaliação das respostas dos docentes em formação em relação aos elementos constituintes e a aplicação dos fundamentos da ABP através de uma das variantes da técnica: o Estudo de Casos Investigativos (ECI). Utilizamos as técnicas de Roda de Conversa e Grupo Focal registrados em vídeos para coleta e a Análise de Conteúdo para tratamentos dos dados Nossos resultados revelam que os professores em formação, de maneira geral, mostraram desconhecer Metodologias Ativas de Ensino - como a ABP e o ECI – e, em grande parte, possuíam percepções equivocadas de conceitos importantes relacionados ao tema, como interdisciplinaridade e integração curricular. Contudo, a análise dos dados mostrou que os participantes apresentaram afinidade por elementos importantes do ensino construtivista e após entrarem em contato com a aplicação do ECI, puderam construir concepções corretas dos conceitos abordados e responderam de maneira positiva a respeito da utilização dos fundamentos da ABP no currículo. Nossos resultados nortearam a produção de recursos didáticos sobre os fundamentos da ABP, direcionados aos docentes da área de Ciências da Natureza em formação inicial e continuada
Abstract
Problem-Based Learning (PBL) is a teaching methodology systematized in the late 1960s in which students learn by solving problem-situations mirrored in reality. Divided into collaborative groups, students undergo learning cycles, alternating teacher-guided group work moments with individual study moments until the problem is satisfactorily solved. A voluminous literature on PBL is noted, which has spread globally since its introduction at McMaster University (Hamilton, Canada), demonstrating its effectiveness at education all levels, notably in higher education, including in teacher training. Furthermore, PBL foundations rely on elements recommended by the Brazilian Ministry of Education (MEC) for the teacher training curriculum, including interdisciplinary teaching and the foundations of a constructivist teaching philosophy. With the aim of discussing the potential of applying PBL fundamentals to teacher training in the field of Natural Sciences, as well as developing resources and educational processes for this purpose, this thesis involved Chemistry degree students from the Espírito Santo Federal Institute (IFES). Activities relying on data collection instruments were proposed to enable the evaluation of teacher-intraining responses in relation to the constituent elements and the application of PBL fundamentals through one of the technique’s variants, namely the Case Studies (CS). Conversation Circles and Focus Group techniques recorded as videos for data collection and Content Analysis for data processing were applied. Our findings reveal that teachers-in-training, in general, were ignorant of Active Teaching Methodologies like PBL and SICSC and, for the most part, displayed mistaken perceptions regarding important subject-related concepts, such as interdisciplinarity and curricular integration A data analysis, however, demonstrated that the participants presented a like-mindedness for important constructivist teaching elements and, after being presented with CS applications, were able to construct correct notions on the approached concepts and responded positively regarding the curriculum use of PBL fundamentals. Our results guided the production of didactic resources on PBL fundamentals aimed at teachers in the field of Natural Sciences undergoing initial and continuing education
Keywords in Portuguese
Aprendizagem Baseada em ProblemasEstudo de Casos Investigativos
Formação de Professores
Interdisciplinaridade
Integração Curricular
Ensino Construtivista
Keywords
Problem-Based LearningCase Studies
Teacher Training
Interdisciplinarity
Curriculum Integration
Constructivist Teaching
DeCS
Aprendizagem Baseada em ProblemasCapacitação de Professores
métodos
Práticas Interdisciplinares
Disciplinas das Ciências Naturais
educação
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