Author | Silva, Rinaldo Henrique Aguilar da | |
Author | Miguel, Soraida Sozzi | |
Author | Teixeira, Luciana Scapin | |
Access date | 2024-11-29T19:01:28Z | |
Available date | 2024-11-29T19:01:28Z | |
Document date | 2011 | |
Citation | SILVA, Rinaldo Henrique Aguilar da; MIGUEL, Soraida Sozzi; TEIXEIRA, Luciana Scapin. Problematização como método ativo de ensino–aprendizagem: estudantes de farmácia em cenários de prática. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 77-93, mar./jun. 2011. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67368 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre a implantação de metodologia ativa de ensino-aprendizagem da problematização nos cenários de prática da graduação em Farmácia. A problematização vem sendo utilizada como estratégia de ensino visando à formação de profissionais mais críticos, reflexivos, capazes de trabalhar em equipe e de aprender juntos. O farmacêutico com esse perfil é capaz de atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) articulado com o contexto social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, conforme preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais. Para isso, foram analisados qualitativamente os instrumentos de avaliação preenchidos pelos estudantes que destacaram as principais fragilidades e fortalezas do processo. Foi possível analisar os seguintes aspectos: cenários de prática; orientação discente; reorientação da formação e assistência. Conclui-se que, apesar dos grandes desafios ainda existentes, incluindo a inadequada capacitação dos docentes, esse modelo de educação está em consonância com o objetivo proposto | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Ensino superior | en_US |
Subject in Portuguese | Farmácia | en_US |
Subject in Portuguese | Problematização | en_US |
Title | Problematização como método ativo de ensino-aprendizagem: estudantes de farmácia em cenários de prática | en_US |
Alternative title | Problematization as an active method of teaching and learning: pharmacy students in practice settings | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462011000100006 | |
Abstract | The purpose of this study was to reflect on
the deployment of an active teaching and learning
methodology in practical settings in undergraduate
Pharmacy studies. Problematization has been used as
a teaching strategy aimed at training more critical,
reflective professionals capable of working and learning together. A pharmacist with this profile is capable of working in the Single National Health System
(SUS) integrated with the social context and contributing to improving people's quality of life, as advocated by the National Curriculum Guidelines. For this,
the assessment tools provided by the students were
analyzed qualitatively, and the main weaknesses and
strengths of the process were highlighted. It was
possible to analyze the following aspects: practical
settings, student orientation, retraining, and assistance. We conclude that, despite the fact that major
challenges still remain, including inadequate teacher
training, this educational model is consistent with the
proposed goal. | en_US |
Affilliation | Faculdade de Medicina de Marília. Marília, SP, Brasil / Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil. | en_US |
Affilliation | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora. Curso de Farmácia. Juiz de Fora, MG, Brasil / Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, MG, Brasil. | en_US |
Affilliation | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora. Curso de Farmácia. Juiz de Fora, MG, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Higher education | en_US |
Subject | Pharmacy | en_US |
Subject | Problematization | en_US |
DeCS | Universidades | en_US |
DeCS | Ensino | en_US |
DeCS | Aprendizagem | en_US |
DeCS | Farmácia | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |