Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67438
ENSINO DE CIÊNCIAS: CONCEITUAÇÃO DA BIOSSEGURANÇA ATRAVÉS DA LINGUAGEM GRÁFICA
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A pesquisa foi realizada em maio de 2007, com treze alunos do curso de Especialização Técnica em Boas Práticas de Laboratórios de Saúde Pública da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fundação Oswaldo Cruz – RJ (Brasil), sendo três homens e dez mulheres, com idades entre dezoito e 47 anos, que teve como objetivo analisar as percepções de alunos sobre o conceito de biossegurança, expressadas através da linguagem do desenho. Os resultados apontaram que o uso do desenho como estratégia de aprendizado é simples e fácil de ser implementada, o que possibilita o engajamento dos alunos oferecendo a possibilidade de trabalhar suas ações motoras, verbais, mentais e afetivas, além de proporcionar o espaço e o tempo para sistematização coletiva, viabilizando uma melhor compreensão do conceito de biossegurança.
Abstract
The research was accomplished in May 2007 with thirteen students, being three men and ten women between ages of 18 and 47, from the Specialization Course in Lab Good Practices from the Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) of the Fundação Oswaldo Cruz – RJ (Brazil), and had as a goal to analyze the perceptions of students over the concept of Biosafety expressed through the language of drawings. The result pointed out that the use of drawings as learning strategy is simple and easy of being implemented and that it makes it possible for the engaging of students offering them possibilities of working out their motor, verbal, mental and affective actions and, besides it offering time and space for the collective systematization, making it viable to a better comprehension of the concept of Biosafety.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
La investigación fue realizada en mayo de 2007, con trece estudiantes del curso de Especialización Técnica en Buenas Prácticas en Laboratorios de Salud Pública de la Escuela Politécnica de Salud Joaquim Venâncio (EPSJV) de la Fundación Oswaldo Cruz – RJ (Brasil), tres hombres y diez mujeres, con edades entre dieciocho y 47 años, que tuvo como objetivo analizar las percepciones de los estudiantes sobre el concepto de bioseguridad, expresadas a través del lenguaje del dibujo. Los resultados demostraron que el uso del dibujo como estrategia de aprendizaje es simple y fácil de implementar, lo que posibilita la participación de los estudiantes al ofrecerles la posibilidad de trabajar sus acciones motrices, verbales, mentales y afectivas, además de brindar espacio y tiempo para la sistematización colectiva. , permitiendo una mejor comprensión del concepto de bioseguridad.
Share