Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67572
O ENSINO DE PARASITOLOGIA NO CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS EM UMA ESCOLA FEDERAL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Borges, Cleide Cristina Apolinário | Date Issued:
2019
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O curso técnico em análises clinicas está ligado diretamente à investigação clínico-laboratorial e integra uma das áreas fundamentais dentro das ciências da saúde. É importante ressaltar que a proposta curricular da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio se fundamenta dentro dos princípios políticos-pedagógicos de uma concepção politécnia, em que a formação profissional implica na compreensão da totalidade e dos fundamentos técnicos e científicos do mundo trabalho, estando assim os profissionais aptos a intervir na realidade sócio-técnica. Neste sentido, o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Parasitologia humana do curso técnico de nível médio profissionalizante caminha, muito além do ensino do conteúdo. Existe uma preocupação com a qualidade da formação desses futuros profissionais de saúde. A proposta é fazer com que os discentes reflitam sobre fatores que envolvem a transmissão das parasitoses em nosso meio, as condições sociais que interferem em nossas vidas, cultura, moradia e debatam criticamente políticas públicas desenvolvidas, direitos humanos, medicina preventiva e sua atuação destinada ao cuidado com o outro. Durante as aulas são desenvolvidas atividades teóricas, práticas laboratoriais em amostras de fezes e amostras de verduras que são processadas pelas técnicas coproparasitológicas, detecção e identificação dos parasitos em microscópio óptico fotônico, relatórios, seminários e construção de prancha de parasitos com detalhes das características morfológicas dos helmintos (ovos e larvas) e protozoários (cistos e trofozoítos) através de mídias como instrumento de trabalho. A parasitose encontra-se, portanto entre os grandes problemas médico- sanitário dos países em desenvolvimento. Daí sua importância no currículo de nossas escolas médicas e de saúde pública. O profissional de saúde precisa se conscientizar de sua enorme importância social.
Abstract
The technical course in clinical analysis is directly linked to clinical and laboratory research and is one of the fundamental areas within the health sciences. It is important to emphasize that the curricular proposal of the Joaquim Venâncio Polytechnic School of Health is based on the political-pedagogical principles of a polytechnic conception, in which professional training involves understanding the entirety and the technical and scientific foundations of the world of work, thus enabling professionals to intervene in the socio-technical reality. In this sense, the teaching and learning process in the Human Parasitology discipline of the mid-level professional technical course goes far beyond teaching the content. There is a concern with the quality of training for these future health professionals. The proposal is to make students reflect on factors involving the transmission of parasitic diseases in our environment, the social conditions that interfere in our lives, culture, and housing, and to critically debate developed public policies, human rights, preventive medicine, and its actions aimed at caring for others. During classes, theoretical activities are developed, laboratory practices are carried out on stool samples and vegetable samples that are processed using coproparasitological techniques, detection and identification of parasites using a photonic optical microscope, reports, seminars and the construction of a parasite board with details of the morphological characteristics of helminths (eggs and larvae) and protozoa (cysts and trophozoites) using media as a work tool. Parasitosis is therefore among the major medical and health problems in developing countries. Hence its importance in the curriculum of our medical and public health schools. Health professionals need to be aware of its enormous social importance.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
La carrera técnica en análisis clínico está directamente vinculada a la investigación clínico-de laboratorio y forma parte de una de las áreas fundamentales dentro de las ciencias de la salud. Es importante resaltar que la propuesta curricular de la Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio se basa en los principios político-pedagógicos de una concepción politécnica, en la que la formación profesional implica comprender la totalidad y los fundamentos técnicos y científicos del mundo del trabajo, así siendo los profesionales capaces de intervenir en la realidad sociotécnica. En este sentido, el proceso de enseñanza y aprendizaje en la disciplina Parasitología Humana de la carrera técnica a nivel profesional secundario va mucho más allá de la enseñanza del contenido. Existe preocupación por la calidad de la formación de estos futuros profesionales de la salud. La propuesta es hacer que los estudiantes reflexionen sobre los factores que involucran la transmisión de parásitos en nuestro entorno, las condiciones sociales que interfieren en nuestra vida, la cultura, la vivienda y debatir críticamente las políticas públicas desarrolladas, los derechos humanos, la medicina preventiva y sus acciones encaminadas al cuidado. unos con otros. Durante las clases se realizan actividades teóricas, prácticas de laboratorio sobre muestras fecales y muestras vegetales que son procesadas mediante técnicas coproparasitológicas, detección e identificación de parásitos mediante microscopio óptico fotónico, informes, seminarios y construcción de un tablero de parásitos con detalle de las características morfológicas. de los parásitos (huevos y larvas) y protozoos (quistes y trofozoitos) a través del medio como herramienta de trabajo. La parasitosis es, por tanto, uno de los principales problemas médicos y de salud en los países en desarrollo. De ahí su importancia en el plan de estudios de nuestras escuelas de medicina y salud pública. Los profesionales de la salud deben ser conscientes de su enorme importancia social.
Share