Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67964
DIÁLOGO ENTRE OS SABERES DA COMUNIDADE E A EDUCAÇÃO POPULAR: VIVÊNCIAS DA RESIDÊNCIA EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Internato e residência
Equipe de assistência ao paciente
Atenção primária à saúde
Internato e Residência
Equipe de Assistencia Ao Paciente
Atenção Primária à Saude
Marques, Larissa Santos da Silva | Date Issued:
2024
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Brasil.
Abstract in Portuguese
A saúde pública é um instrumento fundamental para compreender as necessidades dos sujeitos, suas particularidades e singularidades. A partir disso, ampliam-se as ações da Estratégia de Saúde da Família com apoio da Educação Popular para construção dialógica de uma medicina integral e emancipatória. Este artigo tem como objetivo relatar a vivência multiprofissional voltada a implementação do Projeto Estruturante, com o foco em Educação Popular nos saberes e práticas na Atenção Primária à Saúde. A construção do projeto ocorreu no mês de maio de 2023 com início das atividades nos meses seguintes até dezembro de 2023.Após organização e discussão dos estudos, definiu-se a subdivisão da escrita em duas categorias: Tecendo redes de conhecimento; e Tecendo saberes e caminhos. Foi evidenciado a importância de um modelo de projeto para atuar no processo de transformação do meio e que pode gerar novas concepções acerca da dinâmica da saúde, mais qualificada, efetiva e humanizada. Por ser uma estratégia que favorece a participação popular, a Educação Popular valoriza os saberes e cuidados do indivíduo e sua comunidade, incentivando o empoderamento e a corresponsabilização. Assim a experiência permitiu o fortalecimento das relações entre os profissionais de distintas áreas de atuação, a promoção da autonomia, da identidade cultural e ancestralidade, apoio emocional, e criação de vínculos, reorientando as práticas e saberes da saúde e contribuindo para o controle social apesar da violência no território
Abstract
Public health is a fundamental instrument for understanding the needs of individuals, their particularities and singularities. From this, the actions of the Family Health Strategy are expanded with the support of Popular Education for the dialogical construction of an integral and emancipatory medicine. This article aims to report the multidisciplinary experience aimed at implementing the Structuring Project, with a focus on Popular Education in knowledge and practices in Primary Health Care. The construction of the project took place in May 2023 with activities beginning in the following months until December 2023. After organizing and discussing the studies, the subdivision of writing was defined into two categories: Weaving knowledge networks; and Weaving knowledge and paths. The importance of a project model to act in the process of transforming the environment and which can generate new conceptions about the dynamics of health, which are more qualified, effective and humanized, was highlighted. As it is a strategy that favors popular participation, Popular Education values the knowledge and care of the individual and their community, encouraging empowerment and co-responsibility. Thus, the experience allowed the strengthening of relationships between professionals from different areas of activity, the promotion of autonomy, cultural identity and ancestry, emotional support, and the creation of bonds, reorienting health practices and knowledge and contributing to social control despite of violence in the territory
Keywords in Portuguese
Participação da comunidadeInternato e residência
Equipe de assistência ao paciente
Atenção primária à saúde
DeCS
Participação ComunitáriaInternato e Residência
Equipe de Assistencia Ao Paciente
Atenção Primária à Saude
Share