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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68335
O USO DE UMA OFICINA DE SIMULAÇÃO DE GRAVIDEZ: AS POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DE UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO EM SAÚDE APLICADAS À EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL
Oliveira, Diana da Silva Thomaz de | Date Issued:
2024
Alternative title
The use of a pregnancy simulation workshop: the potentials and limitations of a health teaching strategy applied to formal and non-formal educationComittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A gravidez é um fenômeno complexo na vida de adolescentes e jovens. No Brasil dados apresentados pela literatura apontam não só para um problema de saúde pública quando se analisa os dados relacionados à ocorrência de uma gestação na adolescência, quanto para questões relacionadas a uma gestação não planejada entre as jovens. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo principal discutir os potenciais e as limitações do uso de uma oficina que usa do simulador de gravidez “The Empathy Belly” como ferramenta de ensino em saúde no âmbito do ensino formal e não formal. Paulo Freire acredita que é necessário oferecer à sociedade mecanismos que permitam uma reflexão crítica sobre determinadas realidades, a fim de emancipar esses indivíduos, apresentando a eles novas perspectivas. Nesse sentido, um percurso metodológico foi seguido: 1) investigação sobre o material utilizado na oficina; 2) aplicação e validação da atividade proposta; 3) levantamento de percepções sobre a gravidez; 4) aplicação da atividade na escola e no museu. Alguns dados foram analisados por meio da análise de conteúdo proposta por Lawrence Bardin e outros foram lapidados e interpretados à luz das teorias sobre o signo ideológico de Mikhail Bakhtin. Os resultados obtidos apontaram que grande parte das percepções iniciais sobre a gravidez apresentadas pelos participantes possuíam fundamentação nas vivências sociais de cada indivíduo, além disso, foi possível validar a atividade proposta como uma oficina voltada ao ensino em saúde. A pesquisa demonstrou que existem potencialidades e limitações relacionadas ao uso de um simulador de gravidez, uma vez que, mesmo que ele possa estimular a empatia e o cuidado para com uma gestante, alguns relatos de participantes ressaltam que a simulação com um simulador de gravidez não é capaz de refletir de forma completa como é a experiência de uma gravidez, além disso, outros participantes ressaltaram que apenas a simulação não seria suficiente para a mudança de comportamentos de risco relacionados a gravidez não planejada.
Abstract
Pregnancy is a complex aspect in the lives of teenagers and young people. In Brazil, the data presented in the literature points not only to a public health problem when analyzing data related to the occurrence of a teenage pregnancy, but also to issues related to an unplanned pregnancy among young people. In this sense, this research's main objective is to discuss the potential and limitations of using a workshop that uses a pregnancy simulator as a health teaching tool within the scope of formal and non-formal education. Paulo Freire believes that it is necessary to offer society mechanisms that allow critical reflection on certain realities, in order to emancipate these individuals, presenting them with new perspectives. In this sense, a methodological path was followed: 1) investigation into the material used in the workshop; 2) validation application of the proposed activity; 3) survey of perceptions about pregnancy; 4) application of the activity at school and in the museum. Some data were analyzed using the content analysis proposed by Lawrence Bardin and others were refined and interpreted in light of Mikhail Bakhtin's theories about the ideological sign. The results obtained showed that a large part of the participants' initial perceptions about pregnancy were based on the social experiences of each individual, in addition, it was possible to validate the proposed activity as a workshop focused on health education. Research has demonstrated that there are potentialities and limitations related to the use of a pregnancy simulator, since, even though it can stimulate empathy and care for a pregnant woman, some reports from participants emphasize that simulation with a pregnancy simulator is not capable of completely reflecting what the pregnancy experience is like. Furthermore, other participants highlighted that simulation alone would not be enough to change risk behaviors related to unplanned pregnancy.
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