Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68475
Type
TCCCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À ATENÇÃO ONCOLÓGICA: USO DE MODELO LÓGICO PARA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
Monitoramento e avaliação
Gestão em saúde
Renúncia fiscal
Financiamento do SUS
Gestão Pública em Saúde
Responsabilidade Social
Universalização da Saúde
Pesquisa
Política
Projetos
Integralidade em Saúde
Eficiência Organizacional
Economia
Lima, Bartolomeu Martins | Date Issued:
2024
Author
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
A premissa de que a saúde vai além da ausência de doenças definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma abordagem holística e multidisciplinar da saúde. No campo político, a saúde é um direito de todos e dever do Estado. Na economia, a saúde é considerada um bem-dotado de valor econômico. No caso do Sistema Único de Saúde (SUS), trata-se de um bem não excludente e de acesso universal, ou seja, disponível para todos os cidadãos sem restrições. O instituto de ingresso de recursos de doações, a partir de renúncia fiscal, representou uma nova fonte de recursos no financiamento do SUS, a partir da criação do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) instituído pela Lei nº 12.715, de 17 de setembro de 2012, e regulamentados pelo Decreto nº 7.988, de 17 de abril de 2013, publicados durante o governo Dilma. O objetivo deste trabalho é construir um modelo lógico operacional que sirva como base para intervir na avaliação da eficácia e eficiência do programa, considerando o período de 2013 a 2023 quando foram apresentados 343 projetos, por 55 entidades credenciadas junto ao Pronon, ao tempo que constatamos a movimentação de apenas 9,69% do teto de renúncia fiscal do respectivo período, isto é, R$ 314.940.787,32 de R$ 3.247.069.236,00. E assim destacar a importância do uso de um modelo lógico para facilitar a mensuração de objetivos e resultados, viabilizando o monitoramento e a avaliação de programas. Essa abordagem permite identificar e quantificar impactos esperados, além de considerar os custos de financiamento. No caso do Pronon, o modelo lógico foi utilizado para identificar conexões entre o programa e os resultados esperados, levando em conta desafios, evidências, público-alvo, atividades, produtos, resultados e impactos positivos na atenção oncológica. Com efeito, a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, estabelecer que o setor privado possaatuar de forma complementar ao SUS, desde que regulamentado e fiscalizado pelo Poder Público, desde que garantindo que os serviços prestados atendam aos princípios do sistema, especialmente a universalidade, a integralidade e a equidade. Nesse contexto, o Pronon representou uma nova iniciativa singular, para atender problemas específicos associados à atenção oncológica, realizada pela rede filantrópica contratualizada do SUS, credenciadas junto ao MS para apresentar projetos em áreas prioritárias, a saber, serviços-médicos assistenciais, formação de recursos humanos e pesquisa. No entanto, neste trabalho constata-se que a avaliação do programa se restringe a um formato individualizado de análise de prestação de contas dos projetos executados, cujo resultado (aprovação ou não aprovação) é publicado em portaria do Secretário-Executivo do MS, com base em pareceres técnicos. Assim, a avaliação não contempla os aspectos de eficácia e eficiência do programa, ou seja, o alcance do benefício trazido pelo Pronon.
Abstract
The premise that health goes beyond the absence of disease, as defined by the World Health Organization (WHO), is a holistic and multidisciplinary approach to health. In the political field, health is a right for all and a duty of the State. In the economy, health is considered good with economic value. In the case of the Unified Health System (SUS), it is a non-excludable and universally accessible good, meaning it is available to all citizens without restrictions. The introduction of donation resources through tax exemption represented a new source of funding for SUS, with the creation of the National Support Program for Oncology Care (PRONON) established by Law No. 12,715 of September 17, 2012, and regulated by Decree No. 7,988 of April 17, 2013, published during Dilma’s government. The objective of this work is to construct an operational logical model that serves as a basis for intervening in the evaluation of the program’s effectiveness and efficiency, considering the period from 2013 to 2023 when 343 projects were presented by 55 entities accredited with Pronon, while noting the movement of only 9.69% of the tax exemption ceiling for the respective period, that is, R$ 314,940,787.32 out of R$ 3,247,069,236.00. Thus, it highlights the importance of using a logical model to facilitate the measurement of objectives and results, enabling the monitoring and evaluation of programs. This approach allows for the identification and quantification of expected impacts, in addition to considering financing costs. In the case of Pronon, the logical model was used to identify connections between the program and the expected results, taking into account challenges, evidence, target audience, activities, products, results, and positive impacts on oncology care. Indeed, Law No. 8,080 of September 19, 1990, establishes that the private sector can act in a complementary manner to SUS, provided it is regulated and supervised by the Public Authority, ensuring that the services provided meet the system’s principles, especially universality, comprehensiveness, and equity. In this context, Pronon represented a unique new initiative to address specific problems associated with oncology care, carried out by the philanthropic network contracted by SUS, accredited with the Ministry of Health to present projects in priority areas, namely, medical-assistance services, human resource training, and research. However, this work finds that the program’s evaluation is restricted to an individualized format of analysis of the executed projects’ accountability, whose result (approval or disapproval) is published in an ordinance by the Executive Secretary of the Ministry of Health, based on technical opinions. Thus, the evaluation does not cover the aspects of the program’s effectiveness and efficiency, that is, the achievement of the benefit brought by Pronon.
Keywords in Portuguese
Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON)Monitoramento e avaliação
Gestão em saúde
Renúncia fiscal
DeCS
Avaliação de Programas e Projetos de SaúdeFinanciamento do SUS
Gestão Pública em Saúde
Responsabilidade Social
Universalização da Saúde
Pesquisa
Política
Projetos
Integralidade em Saúde
Eficiência Organizacional
Economia
Share