Browsing Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS) by Issue Date
Now showing items 1-20 of 232
-
Protagonismo juvenil e enriquecimento psicopedagógico remoto no ensino de Ciências para altas habilidades com vocação científica
| Date Issued: 2023Esta tese aborda os desafios enfrentados na formação científica e na identificação de futuros cientistas na Educação Básica. A pesquisa propôs a divulgação científica de forma lúdica, utilizando linguagem tecnológica, como ... -
Crianças com TEA lidando com a pandemia, no Colégio Pedro II : mitos, verdades e a percepção de responsáveis à luz da Teoria da Autopoiese
| Date Issued: 2023O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits persistentes na comunicação e interação social e por padrões restritivos de comportamentos, interesses ou atividades, ... -
Desafios e contribuições do jogo Célula Adentro em plataformas digitais para o aprendizado de Biologia Celular em cursos de graduação no contexto da pandemia
| Date Issued: 2023A Biologia Celular é de extrema importância para compreensão dos seres vivos e dos diversos avanços biotecnológicos e médicos que fazem parte das notícias diárias da sociedade que inclusive precisa se posicionar em diversas ... -
O uso de álcool na gestação e os riscos e consequências para o feto: um estudo de caso com usuários do Sistema Único de Saúde em um Centro de Saúde Escola
| Date Issued: 2023O álcool ingerido durante a gravidez chega livremente até o feto em desenvolvimento dentro do útero. As deficiências decorrentes da exposição do feto ao álcool são resumidas pela expressão Transtorno do Espectro Alcoólico ... -
Educação científica e a busca do conhecimento : um estudo do papel da cultura étnica na formação de perfis acadêmicos
| Date Issued: 2023Nosso trabalho representa uma contribuição para a compreensão da relação entre formação cultural e educação científica, no sentido da busca da identificação de valores que impliquem em um maior estímulo à procura de carreiras ... -
A Web 2.0 em cursos de educação a distância : influência da webconferência como ferramenta para o ensino de Biociências
| Date Issued: 2023A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino caracterizada, contemporaneamente, pelo intenso uso de tecnologias da informação e comunicação. Os cursos no formato EaD vêm ganhando mais espaço no número de matrículas ... -
Reflexões dos líderes de grupos comunitários participantes dos cursos internacionais “Envolvimento da Ciência com a Sociedade” 2018/2019 à luz dos saberes de Paulo Freire
| Date Issued: 2023À luz dos saberes de Paulo Freire, estudamos as reflexões dos Líderes de grupos comunitários (LGC) participantes das duas edições dos Cursos Internacionais (CI) “Envolvimento da Ciência com a Sociedade”, realizados em 2018 ... -
Origens históricas, identidade profissional e educação de técnicos em citopatologia no Brasil: desafios e perspectivas
| Date Issued: 2023O câncer de colo do útero é o segundo tipo de câncer mais incidente entre as mulheres no mundo, sendo responsável pelo óbito de cerca de 275 mil mulheres por ano. Para sua prevenção e cura o diagnóstico precoce é fundamental, ... -
O processo de ensino/aprendizagem no escotismo: a utilização de um jogo educativo, sobre doenças transmitidas por vetores biológicos
| Date Issued: 2023O Movimento Escoteiro tem como objetivo a formação de caráter e criação de valores em seus jovens, tendo como premissa o método escoteiro, associado à caracteristicas da educação não-formal. No escotismo, as atividades ... -
Cartas sobre uma polêmica e outras histórias da Doutrina das Cores de Goethe
| Date Issued: 2022A história da luz e das cores é repleta de episódios polêmicos, alguns bastante conhecidos de pesquisadores e professores de física. Porém, aquele que foi protagonizado pelo poeta alemão Johann Wolfgang von Goethe contra ... -
Os mediadores da Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro e seus desafios diante da pandemia (SARS-CoV-2)
| Date Issued: 2022O uso da mediação humana em Museus e centros de ciência e tecnologia, tem se tornado cada dia mais comum e diversos estudos apontam a mediação humana como sendo de extrema importância no cotidiano destes espaços. O mediador ... -
Teoria da tecnologia e ensino de Ciências : perspectivas para a formação de professores de Ciências
| Date Issued: 2022A Pandemia de COVID-19 trouxe para o centro da pauta das discussões a utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação no ensino e na aprendizagem. Neste contexto, reacende-se as discussões sobre a utilização deste ... -
Autonomia para ensinar e criar: a produção de materiais didáticos na formação de professores de Química no Instituto Federal do Espírito Santo
| Date Issued: 2022Envolver licenciandos e seus professores em cenários investigativos do próprio fazer docente potencializa a formação sintonizada com posturas transformadoras da realidade, integrando teoria e prática. Nesta Tese, apresentamos ... -
Facilitação educativa em Tuberculose baseada na abordagem centrada na pessoa para adolescentes afetados pela doença
| Date Issued: 2022A tuberculose (TB) continua sendo uma das principais causas de mortalidade no mundo e os adolescentes são um grupo frequentemente negligenciado nas agendas de pesquisa e estratégias de controle da TB. Os adolescentes têm ... -
A pandemia de COVID-19: impactos em comunidades acadêmicas e de saúde brasileiras
| Date Issued: 2022A COVID-19 é uma doença viral causada pelo SARS-CoV-2 e oriunda da cidade de Wuhan, na China. Ela se espalhou rapidamente pelo mundo, acometendo milhões de pessoas e levando a milhares de óbitos, sendo classificada como ... -
Integração entre tecnologias digitais e anatomia: a construção de práticas pedagógicas alicerçadas nas metodologias ativas
| Date Issued: 2022Uma das principais dificuldades encontradas no ensino de Anatomia Humana é romper com a tendência tradicionalista de abordar os conteúdos de forma descritiva, conteudista e com um grande volume de informações que devem ser ... -
Recurso didático sobre mamíferos: elaboração de um jogo a partir das concepções de alunos do 7º ano de uma escola pública
| Date Issued: 2022Os processos de ensino-aprendizagem devem ter como um dos objetivos despertar o interesse dos estudantes para os temas que fazem parte dos conteúdos abordados. Diferentes recursos pedagógicos podem ser utilizados na prática ... -
A aprendizagem significativa da biologia em um contexto de formação continuada de professores
| Date Issued: 2022A interdependência entre vida e ambiente, entre os fenômenos biológicos e sociais nem sempre é percebida e, quando ocorre, é raramente compreendida. Sem ignorar a natureza complexa da dinâmica da vida e do processo de ... -
Prevenção ao uso de drogas no espaço escolar: possibilidades para a formação de professores da educação básica pela perspectiva contra-hegemônica
| Date Issued: 2022A tese discute a prevenção ao uso de drogas que pode ser realizada no espaço escolar mediante um estudo realizado com docentes da Rede Municipal de Educação de Cariacica, município do estado do Espírito Santo. Ante a ... -
Estratégia de promoção da saúde para o enfrentamento da pandemia da covid-19: produção de vídeos educativos sobre técnicas adaptadas de meditação da mente plena (mindfulness) para líderes comunitários e seus membros
| Date Issued: 2022Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são hoje uma grande realidade na rede de atenção à saúde pública no Brasil. Entende-se por PICS todas as atividades devidamente regulamentadas e inseridas ...