Browsing IOC - PGEBS - Teses de Doutorado by Issue Date
Now showing items 1-20 of 94
-
Em busca do letramento científico: análise de ferramentas de Bioinformática para o ensino de Genética no ensino médio
| Date Issued: 2022O termo Letramento Científico vem sendo amplamente debatido nas áreas de educação, ensino de Ciências e como constituinte das políticas públicas. Isso advém da percepção de que a Ciência não é neutra e seu desenvolvimento ... -
Educação Inclusiva e Formação de Professores: gênese, análise e discussão de um curso de extensão
| Date Issued: 2022As discussões acerca da inclusão escolar envolvem inúmeras outras, não se tratando de um processo isolado, mas com implicações amplas nos campos político, cultural, econômico e social. Do ponto de vista do processo de ... -
Terminalidade Específica e as Implicações para o Ensino Inclusivo no Contexto dos Institutos Federais
| Date Issued: 2022A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), enquanto promotora de inclusão e do acesso ao ensino de ciências, tem se apresentado desafiadora para toda a comunidade acadêmica. As ações inclusivas para a permanência dos ... -
Integração entre tecnologias digitais e anatomia: a construção de práticas pedagógicas alicerçadas nas metodologias ativas
| Date Issued: 2022Uma das principais dificuldades encontradas no ensino de Anatomia Humana é romper com a tendência tradicionalista de abordar os conteúdos de forma descritiva, conteudista e com um grande volume de informações que devem ser ... -
A base nacional comum curricular na sala de aula: uma proposta crítico-reflexiva para professores de Ciências
| Date Issued: 2022No ano de 2017 foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. A BNCC caracteriza-se por ser o documento que norteia os currículos, padronizando competências essenciais, que todos os alunos ... -
Feiras de Ciências: uma proposta pedagógica de inserção da Educação Ambiental Crítica em uma escola municipal de Duque de Caxias, Rio de Janeiro
| Date Issued: 2021A crise socioambiental é uma realidade da modernidade que desafia a escola buscar práticas pedagogicas que favoreceram a percepção que os seres humanos são natureza. Nesse sentido, a presente pesquisa investigou as ... -
Genética e questões bioéticas: possibilidades e desafios para o Ensino médio
| Date Issued: 2021Os progressos científicos e as inovações tecnológicas evidenciam a necessidade de se discutir como a sociedade deve lidar com o uso de novas técnicas, práticas e formas de ver o mundo. Reconhecendo-se a escola como espaço ... -
A formação do agente comunitário de saúde para o trabalho no sistema único de saúde do Brasil: análise, perspectivas e propostas
| Date Issued: 2021Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) enquanto parte da força de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS) são o elo entre a população e as Unidades de Saúde (US). Eles realizam um trabalho amplo e diferenciado junto aos ... -
Jovens e informações sobre ciência e saúde: entre o desafio da credibilidade da fonte e a oportunidade do alcance da divulgação científica
| Date Issued: 2021As mídias sociais hoje são de extrema importância para a sociedade e para a difusão de informações, incluindo informações científicas. Como alguns autores argumentam, o desenvolvimento de tecnologias digitais levou a ... -
Reflexões sobre o aluno, o professor, a família e as estratégias de ensino no contexto das altas habilidades ou superdotação
| Date Issued: 2021A perda de alunos com altas habilidades ou superdotação (AH/SD) por evasão escolar ou por distúrbios comportamentais devido ao não atendimento de suas necessidades especiais impactam as áreas educacional, familiar, social ... -
O processo de ensino e aprendizagem de Ciências para alunos com deficiência visual: Uma análise a partir da teoria da atividade
| Date Issued: 2021Os debates em torno dos processos de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência têm sido constantes em pesquisas das áreas de Educação e Ensino. Entretanto, muitos desses debates ainda mantêm suas referências em teorias ... -
Era uma vez, uma professora que contava histórias e dava vida ao currículo: ensino de Ciências e Saúde, prática curricular e livros infantojuvenis
| Date Issued: 2021A presente pesquisa tem como foco de estudo o ensino de Ciências e Saúde no Ensino Fundamental I, estabelecendo um diálogo entre a prática curricular, o conceito de saúde segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS – que ... -
Os Usos de vídeos comunitários e seu potencial educacional no contexto do Ensino em Biociências e Saúde
| Date Issued: 2021A utilização de audiovisuais como meio de ensino, principalmente o uso de vídeos pedagógicos, é prática pedagógica comum em diversas áreas do conhecimento. No Brasil, o Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), criado ... -
Ciência e arte: reflexões e metodologias para análise de produções em pesquisa e ensino num campo emergente no Brasil
| Date Issued: 2021Este trabalho apresenta um estudo sobre o campo acadêmico “CienciArte” apoiado em um levantamento sobre alumni de Programas da Área de Ensino no Brasil e seus produtos, buscando referenciais teóricos e práticos, promovendo ... -
Inclusão social e digital no ensino médio: a experiência do Prodígias para promover saúde e cidadania digital através de Cienciarte
| Date Issued: 2021Devido a exposição das populações mais vulnerabilizadas às doenças infecciosas emergentes como Covid-19, zika e chikungunya e reemergentes como dengue, febre amarela, tuberculose e sarampo, desperta uma grande demanda de ... -
A bidocência no ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
| Date Issued: 2020Este estudo tem como foco de investigação a prática da bidocência como estratégia metodológica para o ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como seus efeitos nas relações pedagógicas e na qualidade ... -
Investigação sobre a Temática Alimentação: percepções de Docentes em Formação Continuada
| Date Issued: 2020O tema Educação Alimentar e Nutricional vem sendo discutido com frequência nas áreas de Educação, Ensino de Ciências e nas políticas relacionadas a saúde pública, devido aos altos percentuais de sobrepeso e obesidade no ... -
O ensino de Ciências e a Deficiência Físico-Motora: discutindo a formação docente com enfoque na Tecnologia Assistiva
| Date Issued: 2020Deficiência Físico-Motora (DFM) é uma disfunção física e/ou motora, a qual decorre de lesões neurológicas, neuromusculares, ortopédicas que podem afetar o indivíduo, no que diz respeito à mobilidade, à coordenação motora ... -
Ciências Sob Tendas transformando a extensão em pesquisa: análise sobre a exposição, o mediador e o público
| Date Issued: 2020Os museus e centros de ciência, enquanto espaços importantes de divulgação científica, ainda são de difícil acesso à população. Assim, centros e museus de ciências itinerantes têm uma grande relevância nessa conjuntura. ... -
Avaliação dos resultados do programa de indução à pesquisa em saúde "Fiocruz-CAPES-Brasil Sem Miséria"
| Date Issued: 2020Trata-se de uma pesquisa avaliativa que teve como objeto de estudo o programa de indução à pesquisa em saúde, fruto de uma cooperação tripartite entre a Fundação Oswaldo Cruz, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal ...