Browsing IOC - PGEBS - Teses de Doutorado by Title
Now showing items 1-20 of 106
-
Acessibilidade da comunidade surda a informações sobre doenças epidêmicas ou prevalentes no Brasil: divulgação on-line para proteção à saúde e cidadania
| Date Issued: 2019O oferecimento do acesso à saúde e às informações que permitam a prevenção de doenças sem excluir as pessoas com deficiência ou que são minorias linguísticas é um objetivo primordial para alcançar uma sociedade justa. A ... -
Ação dialógica e comunicativa como referenciais para o ensino de enteroparasitoses: possibilidades e desafios no Ensino Fundamental
| Date Issued: 2017As enteroparasitoses constituem diversos problemas de saúde pública, sobretudo em países em desenvolvimento como o Brasil, as quais apesar de serem facilmente evitadas com medidas de higiene, também dependem de fatores ... -
Ações pedagógicas para a educação ambiental: ampliando o espaço da ação docente
| Date Issued: 2015Com a crescente crise ambiental, comprometedora da sobrevivência da humanidade, é preciso preparar os indivíduos para entender e usufruir do contínuo avanço científico-tecnológico, sabendo identificar os problemas ligados ... -
Agentes de combate às endemias no Acredas histórias de vida à formação profissional
| Date Issued: 2017A designação Agentes de Combate às Endemias corresponde no Brasil a uma categoria socioprofissional legalmente regulamentada, descentralizada nos municípios do país no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Apresentamos ... -
Alegria para a saúde:a arte da palhaçaria como proposta de tecnologia para o Sistema Único de Saúde
| Date Issued: 2009A prática da liberdade só encontra adequada expressão em uma pedagogia na qual o oprimido tenha condições de, reflexivamente, descobrir-se e conquistar-se com alegria, como sujeito de sua própria destinação histórica. O ... -
Alfabetização científica para alunos de ensino médio em encontros científicos da área de biociências: reflexões à Luz da teoria da aprendizagem significativa subversiva
| Date Issued: 2011Com o passar dos séculos o conhecimento vem crescendo intensamente, proporcionando um dos grandes desafios da sociedade atual, que é preparar indivíduos para viverem nesses contextos sociais plurais, caracterizados por ... -
Alunos, professores, pessoaso papel da subjetividade no ensino de Ciências e Biologia do Colégio Pedro II
| Date Issued: 2017Apesar de pesquisadores reconhecerem há tempos a importância da subjetividade de professores e alunos no processo pedagógico as investigações em torno desta temática permanecem pouco frequentes. Dentro do campo de Ensino ... -
Análise de uma gestão integrada em duas escolas estaduais do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2018A Gestão Integrada da Escola (Gide) é um sistema que integra os aspectos estratégicos, políticos e gerenciais inerentes à área escolar, com foco em resultados do processo de ensino-aprendizado. A Gide é usada na rede ... -
A aprendizagem significativa da biologia em um contexto de formação continuada de professores
| Date Issued: 2022A interdependência entre vida e ambiente, entre os fenômenos biológicos e sociais nem sempre é percebida e, quando ocorre, é raramente compreendida. Sem ignorar a natureza complexa da dinâmica da vida e do processo de ... -
A Aprendizagem Significativa da Biomecânica e da Análise Qualitativa do Movimento por professores de Educação Física
| Date Issued: 2015A Biomecânica é uma disciplina de natureza interdisciplinar, comumente percebida como de difícil compreensão pelos estudantes e parece ser pouco utilizada por professores de Educação Física. Assumindo este conhecimento ... -
Autonomia para ensinar e criar: a produção de materiais didáticos na formação de professores de Química no Instituto Federal do Espírito Santo
| Date Issued: 2022Envolver licenciandos e seus professores em cenários investigativos do próprio fazer docente potencializa a formação sintonizada com posturas transformadoras da realidade, integrando teoria e prática. Nesta Tese, apresentamos ... -
Avaliação dos resultados do programa de indução à pesquisa em saúde "Fiocruz-CAPES-Brasil Sem Miséria"
| Date Issued: 2020Trata-se de uma pesquisa avaliativa que teve como objeto de estudo o programa de indução à pesquisa em saúde, fruto de uma cooperação tripartite entre a Fundação Oswaldo Cruz, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal ... -
A base nacional comum curricular na sala de aula: uma proposta crítico-reflexiva para professores de Ciências
| Date Issued: 2022No ano de 2017 foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. A BNCC caracteriza-se por ser o documento que norteia os currículos, padronizando competências essenciais, que todos os alunos ... -
A bidocência no ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
| Date Issued: 2020Este estudo tem como foco de investigação a prática da bidocência como estratégia metodológica para o ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como seus efeitos nas relações pedagógicas e na qualidade ... -
Biomonitoramento das águas: estratégias para prática de ensino
| Date Issued: 2011O estudo, realizado no período 2007-2010, teve como objetivo desenvolver e avaliar recursos didáticos para atividades de ensino voltadas a formação de recursos humanos na área de biomonitoramento das águas para estudantes ... -
Biossegurança On-lineuma proposta de sensibilização à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa
| Date Issued: 2015Com o advento das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), modelos alternativos de ensino e aprendizagem têm sido propostos na modalidade de educação a distância (EaD), via internet, focalizados em situações ... -
Cidadania Ambiental em Cenas: fundamentos para uma proposta de ensino da Ficção ao Mundo Empírico
| Date Issued: 2019A nossa experiência com cinema, principalmente de Ficção Científica (FC), nas escolas por meio de estratégias de ensino como \201CBiologia no Cinema: da evolução à ecologia\201D, nos serve de base \201Cprática\201D para o ... -
Ciência e arte: reflexões e metodologias para análise de produções em pesquisa e ensino num campo emergente no Brasil
| Date Issued: 2021Este trabalho apresenta um estudo sobre o campo acadêmico “CienciArte” apoiado em um levantamento sobre alumni de Programas da Área de Ensino no Brasil e seus produtos, buscando referenciais teóricos e práticos, promovendo ... -
Ciências e Língua Portuguesa no 5º ano do ensino fundamental: uma perspectiva interdisciplinar de ensino e aprendizagem destas disciplinas
| Date Issued: 2017A disciplina de Ciências tem características que propiciam o desenvolvimento de atividades práticas em sala de aula, que favorecem a participação do estudante e seu envolvimento ativo no processo de aprendizagem. O potencial ... -
Ciências Sob Tendas transformando a extensão em pesquisa: análise sobre a exposição, o mediador e o público
| Date Issued: 2020Os museus e centros de ciência, enquanto espaços importantes de divulgação científica, ainda são de difícil acesso à população. Assim, centros e museus de ciências itinerantes têm uma grande relevância nessa conjuntura. ...