Browsing IOC - PGEBS - Teses de Doutorado by Title
Now showing items 71-90 of 94
-
Mediadores de centros e museus de ciência brasileiros: quem são esses atores-chave na mediação entre a ciência e o público?
| Date Issued: 2016No Brasil, os mediadores são peças fundamentais para o diálogo entre os espaços científico-culturais e o público; cerca de 95% dessas instituições contam com seu trabalho. Porém, apesar de estarem presentes em quase todos ... -
Um mundo sem barreiras: estudantes com deficiência visual discutindo saúde nas mídias sociais
| Date Issued: 2018Na área da saúde coletiva, nos últimos anos, vem sendo discutido no Brasil um novo paradigma, que considera os aspectos éticos, sociais e culturais que permeiam a vida em sociedade e, nesse sentido, não se pode abrir mão ... -
O enfrentamento do Aedes aegypti e arboviroses: aportes teóricos e metodológicos em ações de intervenção no Programa Saúde na Escola
| Date Issued: 2019Embasada por trabalhos que discutem a importância e o papel preponderante da educação em saúde para o enfrentamento de agravos, a presente tese objetivou a construção de um aporte teórico e metodológico para subsidiar ações ... -
O olhar docente sobre a Biossegurança no ensino de ciências: um estudo em escolas da rede pública do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2008A natureza dinâmica do conhecimento científico requer uma contínua atualização de seus conceitos e práticas por parte de docentes e discentes. Neste contexto, insere-se a Biossegurança, definida por um conjunto de saberes ... -
Um panorama dos lugares comuns do ensino de Imunologia na Educação Básica brasileira
| Date Issued: 2017O ensino e a aprendizagem de Imunologia no contexto brasileiro são descritos, na escassa e pontual literatura relacionada a esses temas, como processos difíceis e complexos. Apesar da relevância da Imunologia, especificamente ... -
O papel da Iniciação Científica na Formação Profissional em Educação Física em Universidades Públicas Federais do Estado do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2019A Iniciação Científica (IC) vem ocorrendo nas universidades brasileiras desde 1950 e obteve maior respaldo a partir da Lei da Reforma Universitária de 1968. Na Educação Física brasileira, os estudos que buscam investigar ... -
O processo de aprendizagem significativa de conceitos em aulas de educação física do ensino médio
| Date Issued: 2019Partindo do princípio de que a prática de atividade física nas aulas de Educação Física (EF) desvinculada da aprendizagem de conceitos e referenciais teóricos não é suficiente para preparar os estudantes para tomarem ... -
O processo de ensino e aprendizagem de Ciências para alunos com deficiência visual: Uma análise a partir da teoria da atividade
| Date Issued: 2021Os debates em torno dos processos de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência têm sido constantes em pesquisas das áreas de Educação e Ensino. Entretanto, muitos desses debates ainda mantêm suas referências em teorias ... -
Produção e avaliação de estratégias educacionais para o treinamento de profissionais de saúde de diferentes categorias
| Date Issued: 2008O presente estudo buscou captar a origem de uma importante lacuna entre o conhecimento teórico dos profissionais de saúde sobre os riscos de infecções existentes no ambiente hospitalar e a aplicação prática das atividades ... -
Programa Saúde na Escola (PSE): contribuições para a integração de estratégias envolvendo as doenças negligenciadas e o Plano Brasil sem Miséria
| Date Issued: 2017O Programa Saúde na Escola (PSE) possui o potencial de colaborar para a mitigação das doenças negligenciadas e foi integrado ao Plano Brasil sem Miséria (BSM), no eixo de acesso aos serviços públicos. Ao mesmo tempo, um ... -
Promoção do ensino sobre o uso racional de medicamentos.
| Date Issued: 2012O uso inadequado de medicamentos constitui uma grande ameaça à saúde pública e pode ter consequências como o atraso no tratamento adequado ou até mesmo a morte. A Organização Mundial de Saúde identificou que aproximadamente ... -
Prospecção de materiais educativos impressos sobre saúde no Instituto Oswaldo Cruz e desenvolvimento de metodologia para avaliação de materiais através de oficinas criativas de fanzines e quadrinhos
| Date Issued: 2017No âmbito do ensino e da saúde, em que coexistem abordagens dialógicas e transmissionais, a produção de materiais educativos impressos (MEI) tem sido considerada pertinente, de modo que os aspectos relacionados às etapas ... -
Realidade e Perspectivas do Ensino Tecnológico para Pessoas com Deficiência na Amazônia OcidentalO Caso do Instituto Federal do Acre
| Date Issued: 2017Diferente dos tempos remotos, as pessoas com deficiência têm conseguido atingir os níveis mais altos de ensino no século XXI, chegando até aos cursos de pós-graduação. Dentro desse contexto que visa garantir a eles o direito ... -
Reflexões sobre o aluno, o professor, a família e as estratégias de ensino no contexto das altas habilidades ou superdotação
| Date Issued: 2021A perda de alunos com altas habilidades ou superdotação (AH/SD) por evasão escolar ou por distúrbios comportamentais devido ao não atendimento de suas necessidades especiais impactam as áreas educacional, familiar, social ... -
Representações de Meio Ambiente e abordagem temática Freiriana: caminhos metodológicos para a Educação Ambiental Crítico-Transformadora no Instituto Federal do Acre
| Date Issued: 2018A Educação Ambiental tem avançado ao longo da sua trajetória, tanto no que se refere à sua inserção no contexto escolar, quanto em termos de pesquisas. Contudo, a inserção no ensino básico ainda é bastante frágil. Isso ... -
As representações sociais da AIDS elaboradas por monitores de Escolas Famílias Agrícolas da Bahia
| Date Issued: 2017A teoria das Representações Sociais tem sido empregada na tentativa da compreensão de fenômenos associados à saúde e a doença, tanto no contexto da psicologia social quanto no âmbito da educação em saúde e dos estudos ... -
Saúde da família baseada em evidênciasda prática atual às novas propostas de ensino-aprendizagem nas escolas médicas
| Date Issued: 2014O ensino que predomina na maioria das escolas médicas brasileiras ainda favorece a desconexão e o distanciamento do profissional das demandas sociais. A criação de Diretrizes e Programas governamentais a partir de várias ... -
Sexualidade e gênero na pesquisa e na prática de Ensino em Biociências e Saúde
| Date Issued: 2014A emergência e impactos da epidemia de HIV/AIDS, somados ao número de casos de gravidez na adolescência, aumentaram a demanda por trabalhos na área da saúde sexual e reprodutiva no contexto escolar e contribuíram para a ... -
Sobre as invisibilidadesa mulher cientista em filmes de comédia utilizados no ensino de deontologia e ética farmacêutica
| Date Issued: 2015A proposição do uso do cinema de comédia em sala de aula emergiu da necessidade de se encontrar uma estratégia motivadora para auxiliar na apreensão dos conteúdos da Deontologia e Ética Farmacêutica, disciplina baseada em ... -
Terminalidade Específica e as Implicações para o Ensino Inclusivo no Contexto dos Institutos Federais
| Date Issued: 2022A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), enquanto promotora de inclusão e do acesso ao ensino de ciências, tem se apresentado desafiadora para toda a comunidade acadêmica. As ações inclusivas para a permanência dos ...