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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69109
EXPERIÊNCIAS DE ENSINO SOBRE OS RESÍDUOS SÓLIDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA À LUZ DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Educação em Saúde Ambiental
Instituições Acadêmicas
Ensino Fundamental e Médio
Gonçalves, Lorrayne Isidoro | Date Issued:
2024
Alternative title
Teaching experiences about solid waste in brazilian basic education in the light of critical environmental education: an integrative reviewAuthor
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Nos últimos anos, os problemas ambientais têm cada vez mais recebido atenção mundial e a gestão dos resíduos sólidos representa uma das questões ambientais prioritárias. Segundo o Banco Mundial, a humanidade produziu 2,01 bilhões de toneladas de resíduos sólidos em 2016 e um terço foi descartado incorretamente, o que tem causado impactos socioambientais, tais como inundações e disseminação de doenças, exacerbando as injustiças socioambientais. Nesse cenário, a escola é um espaço privilegiado para a discussão dos resíduos, por ser um ambiente de formação cidadã desde a infância. O objetivo deste estudo foi analisar a produção acadêmica em ensino sobre resíduos sólidos na educação básica brasileira à luz da educação ambiental crítica, a partir de uma revisão integrativa das publicações entre 2018 e 2022. Os referenciais teóricos foram Layrargues, Guimarães, Leonard, Lima, Reis, Loureiro, Torres e Logarezzi, pesquisadores da área da Educação Ambiental Crítica e do ensino sobre resíduos sólidos. Foram consultados o Portal de Periódicos CAPES, o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, o Google Acadêmico e os anais do ENPEC e CONEDU. As palavras-chave utilizadas para a realização da busca foram: lixo, "resíduos sólidos", educação, ensino, escola. Os temas foram categorizados por meio da análise temática de Braun e Clarke (2006) e as modalidades didáticas basearam-se na classificação de Krasilchik (2004). Dos 931 estudos identificados, 109 foram experiências de ensino sobre resíduos sólidos na educação básica brasileira. Cerca de um terço dos estudos foi publicado em 2019 (33%), 42% foram realizados no Nordeste, 60% envolveram iniciativas no Ensino Fundamental e a escola pública foi o local da maioria dos trabalhos (84%). As experiências de ensino foram diversas, sendo sua maioria desenvolvida por meio de aulas expositivas, aulas práticas e projetos, em diferentes disciplinas como Ciências, Geografia, Química, Matemática, Artes, História, Português e Inglês. Porém, muitas das práticas foram voltadas para abordagens mais técnicas dos resíduos, não aproveitando-se a oportunidade para uma discussão mais ampla sobre o tema como gerador de questionamentos sobre as causas socioeconômicas e culturais, bem como a responsabilidade coletiva da gestão dos resíduos. A partir dos resultados desse estudo, esperamos contribuir para uma ampla discussão da educação ambiental e do ensino de resíduos sólidos nas escolas. Acreditamos que, a partir de uma abordagem contextualizada a cada realidade, envolvendo toda a comunidade escolar e o seu entorno, será possível promover a cooperação mútua e equitativa nos processos de decisão sobre a gestão dos resíduos no espaço escolar. Dessa forma, consideramos importante formar os profissionais da educação para que desenvolvam práticas mais críticas e integradoras no chão da escola em prol da justiça ambiental.
Abstract
In recent years, environmental problems have increasingly received global attention and solid waste management represents one of the priority environmental issues. According to the World Bank, humanity produced 2.01 billion tons of solid waste in 2016 and a third was disposed of incorrectly, which has caused socio-environmental impacts, such as floods and the spread of diseases, exacerbating socio-environmental injustices. In this scenario, the school is a privileged space for discussing waste, as it is an environment for citizenship formation from childhood. The objective of this study was to analyze academic production on teaching about solid waste in Brazilian basic education in the light of critical environmental education, based on an integrative review of publications between 2018 and 2022. The theoretical references were Layrargues, Guimarães, Leonard, Lima, Reis, Loureiro, Torres and Logarezzi, researchers in the area of Critical Environmental Education and teaching about solid waste. The CAPES Journal Portal, the CAPES Theses and Dissertations Catalog, the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, Google Scholar and the annals of ENPEC and CONEDU were consulted. The keywords used to carry out the search were: garbage, "solid waste", education, teaching, school. The themes were categorized using Braun and Clarke's thematic analysis (2006) and the teaching modalities were based on Krasilchik's (2004) classification. Of the 931 studies identified, 109 were teaching experiences about solid waste in Brazilian basic education. Around a third of the studies were published in 2019 (33%), 42% were carried out in the Northeast, 60% involved initiatives in Elementary Education and public schools were the location of most of the work (84%). The teaching experiences were diverse, most of which were developed through lectures, practical classes and projects, in different subjects such as Science, Geography, Chemistry, Mathematics, Arts, History, Portuguese and English. However, many of the practices were focused on more technical approaches to waste, not taking advantage of the opportunity for a broader discussion on the topic as a generator of questions about socioeconomic and cultural causes, as well as the collective responsibility of waste management. Based on the results of this study, we hope to contribute to a broad discussion of environmental education and solid waste teaching in schools. We believe that, based on a contextualized approach to each reality, involving the entire school community and its surroundings, it will be possible to promote mutual and equitable cooperation in decision-making processes on waste management in the school space. Therefore, we consider it important to train education professionals to develop more critical and integrative practices on the school floor in favor of environmental justice.
DeCS
Resíduos SólidosEducação em Saúde Ambiental
Instituições Acadêmicas
Ensino Fundamental e Médio
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