Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69142
COMPARTILHANDO SABERES SOBRE PLANTAS MEDICINAIS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA
Alternative title
Sharing knowledge about medicinal plants in public schoolsAffilliation
Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Pelotas, RS, Brasil.
Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Pelotas, RS, Brasil.
Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Pelotas, RS, Brasil.
Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Pelotas, RS, Brasil.
Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Pelotas, RS, Brasil.
Abstract in Portuguese
A busca das pessoas pelo conhecimento sobre plantas medicinais é crescente devido ao aumento no uso deste recurso para o tratamento de doenças, o que mostra a necessidade de ações educativas para identificação e uso correto destas espécies. Assim, com o objetivo de atender a demanda por qualificação sobre plantas medicinais, foi criado o projeto de extensão “ECOFARMA: compartilhando saberes sobre plantas medicinais”, realizado em duas escolas, de Pelotas e Canguçu, no Rio Grande do Sul. As ações envolveram oficinas que abordaram desde a identificação botânica das plantas, cultivo, até as formas de uso. Os estudantes mostraram interesse e participaram ativamente das ações propostas, o que proporcionou um maior aprendizado para eles, além de se tornarem multiplicadores do conhecimento sobre plantas medicinais junto às famílias e comunidade em que vivem.
Abstract
People's search for knowledge about medicinal plants is growing due to the increase in the use of this resource for the treatment of diseases, which shows the need for educational activities for the identification
and correct use of these species. Thus, in order to meet the demand for qualification on medicinal plants, the community project “ECOFARMA: sharing knowledge on medicinal plants” was created, carried out in
two schools, in Pelotas and Canguçu, Rio Grande do Sul. The activities involved workshops about botanical identification, cultivation and forms of use. The students showed interest and actively participated in the proposed activities, which provided them with greater learning, in addition to becoming multipliers of knowledge about medicinal plants within their families and community in which they live.
Share