Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69229
HITUPMÃ’AX: EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E ATENDIMENTO DIFERENCIADO À SAÚDE DO POVO MAXAKALI
Alternative title
Hitupmã’ax: intercultural education and specific health care for the Maxakali peopleAuthor
Affilliation
Universidade Federal do Sul da Bahia. Itabuna, BA, Brasil.
Universidade Federal do Sul da Bahia. Centro de Formação em Tecno-Ciência e Inovação. Itabuna, BA, Brasil.
Universidade Federal do Sul da Bahia. Centro de Formação em Ciências Humanas. Itabuna, BA, Brasil.
Universidade Federal do Sul da Bahia. Centro de Formação em Tecno-Ciência e Inovação. Itabuna, BA, Brasil.
Universidade Federal do Sul da Bahia. Centro de Formação em Ciências Humanas. Itabuna, BA, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho analisou um artefato (um livro de saúde) concebido pelo povo maxakali, denominado Hitupmã’ax: curar (2008). Tangenciado o projeto de produção do livro, o objetivo foi entender o processo de negociação da saúde pública no Brasil, dentro de uma perspectiva histórica e intercultural das epistemologias não ocidentais. Constatamos que a construção da obra maxakali representa um esforço para diminuir a distância da percepção e dos cuidados de saúde entre indígenas e não indígenas, e por essa via demonstramos a importância desse projeto intercultural para a efetivação de políticas públicas voltadas para o público indígena em geral e, especificamenete, para a promoção da história, dos saberes e da cultura maxakali.
Abstract
This study analyzed an artifact (a book on health) conceived by the Maxakali people, called Hitupmã’ax: curar (2008). Parallel to the project for the production of this book, the aim was to understand the negotiation of public health in Brazil from a historical and intercultural perspective of non-Western epistemologies. It was found that the construction of the Maxakali work represented an effort to bridge the gap in the perception of health and health care between indigenous and non-indigenous people. This was then used to demonstrate the importance of this intercultural project for the shaping of public policies for indigenous people in general and particularly for the promotion of the history, knowledge, and culture of the Maxakali people.
Share