Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69284
ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO DISTRITO FEDERAL: ANÁLISE DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA QUALIS-APS
Estratégia saúde da família
Avaliação em saúde
Educação permanente
Profissionais da saúde
Family health strategy
Health evaluation
Continuing education
Health personnel
Estrategia salud de la familia
Evaluación en salud
Educación en salud
Personal de salud
Estratégia de Saúde da Família
Avaliação em Saúde
Educação Continuada
Pessoal de Saúde
Leite, Bárbara Ferreira | Date Issued:
2024
Author
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta dissertação teve como objetivo principal descrever a Atenção Primária à Saúde (APS) no Distrito Federal (DF) e as necessidades educacionais das equipes de saúde da família (eSF), a partir dos resultados da sistemática de avaliação em saúde, denominado de Programa Qualis- APS com a perspectiva da melhoria dos serviços prestados na APS do DF. Neste contexto a Educação Permanente em Saúde (EPS), uma estratégia política pedagógica, que visa melhorar a prestação de serviços de saúde por meio da qualificação do processo de trabalho abordando os problemas e as necessidades das eSF buscando diálogos, e aprendizagem que tenham o potencial de qualificar as atividades profissionais, fortalecendo assim, as equipes que atuam na APS. A metodologia empregada foi de natureza exploratória-descritiva, utilizando fontes de dados secundárias e uma abordagem quanti-qualitativa por meio de pesquisa documental. A análise dos dados foi realizada por estatística descritiva simples e análise de conteúdo. Os resultados demonstraram a procura maior pela APS por parte dos usuários das cidades vizinhas à capital federal o que ressalta a necessidade de um planejamento coordenado das redes de saúde entre o DF, os municípios e estados que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE). Quanto à organização e caracterização da APS no Distrito Federal, as Regiões de Saúde apresentam variações, o que influencia a composição dos serviços. As Regiões Norte, Oeste e Sudoeste, possuem mais Unidades Básicas de Saúde (UBS), porém, as regiões Norte e Sul têm menos eSF em relação ao total de UBS. Os resultados do Qualis-APS demonstram uma maior intenção por parte das eSF em desenvolver ações de EPS No entanto, esse aspecto foi pouco explorado pelo instrumento de avaliação, não abrangendo plenamente o seu escopo. Através do ponto de vista dos profissionais sobre o tema da EPS, identificou-se iniciativas voltadas para práticas educativas tradicionais e a busca, ainda incipiente, por ações reflexivas no cotidiano de trabalho ou que integrem as iniciativas de EPS com o objetivo de fortalecer o modelo da Estratégia da Saúde da Família (ESF). As ações educativas planejadas ainda estão aquém do que se espera para as transformações no âmbito da APS do DF. Outros achados da pesquisa suscitam reflexões a respeito das implicações da formação inadequada para o desenvolvimento dos serviços e para a qualidade da atenção prestada. A pesquisa também evidenciou a ausência da EPS como política institucionalizada no cotidiano das UBS.
Abstract
The main objective of this dissertation was to describe Primary Health Care (PHC) in the Federal District (DF) and the educational needs of Family Health Teams (FHT), based on the results of the health evaluation system, called Qualis-APS Program, with the aim of improving the services provided in PHC in the DF. In this context, the Permanent Health Education (EPS), a political pedagogical strategy, aims to improve the provision of health services by qualifying the work process, addressing the problems and needs of the eSF, seeking dialogues and learning that have the potential to qualify professional activities, thus strengthening the teams that work in PHC. The methodology used was exploratorydescriptive in nature, using secondary data sources and a quantitative-qualitative approach through documentary research. The data were analyzed using simple descriptive statistics and content analysis. The results showed that there is a greater demand for PHC among users in the cities surrounding the federal capital, which highlights the need for coordinated planning of health networks among the Federal District, municipalities and states that make up the Integrated Economic Development Region (RIDE). As for the organization and characterization of PHC in the Federal District, the Health Regions vary, which influences the composition of services. The North, West and Southwest regions have more Basic Health Units (BHUs), but the North and South regions have fewer FHTs in relation to the total number of BHUs. The Qualis-APS results show a greater intention on the part of the (FHT) to develop EPS actions. However, this aspect was little explored by the evaluation instrument and did not fully cover its scope From the professionals' point of view about EPS, we identified initiatives focused on traditional educational practices and the still incipient search for reflective actions in everyday work or that integrate EPS initiatives with the aim of strengthening the Family Health Strategy (ESF) model. The planned educational actions still fall short of what is expected for transformations within the scope of PHC in the Federal District. Other findings of the research give rise to reflections on the implications of inadequate training for the development of services and the quality of care provided. The research also highlighted the absence of EPS as an institutionalized policy in the daily routine of the BHU.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Resumen: El objetivo principal de esta disertación fue describir la Atención Primaria de Salud (APS) en el Distrito Federal (DF) y las necesidades educativas de los equipos de salud de la familia (ESF), a partir de los resultados del sistema de evaluación en salud, conocido como Programa Qualis-APS, con vistas a mejorar los servicios prestados en la APS en el DF. En este contexto, la Educación Permanente en Salud (EPS), estrategia político-pedagógica, tiene como objetivo mejorar la prestación de los servicios de salud calificando el proceso de trabajo, abordando los problemas y las necesidades de los eSF, buscando diálogos y aprendizajes que tengan el potencial de calificar las actividades profesionales, fortaleciendo así los equipos que actúan en la APS. La metodología empleada fue de carácter exploratoriodescriptivo, utilizando fuentes de datos secundarias y un enfoque cuantitativo-cualitativo a través de la investigación documental. Los datos se analizaron mediante estadística descriptiva simple y análisis de contenido. Los resultados mostraron una mayor demanda de APS por parte de los usuarios de las ciudades vecinas a la capital federal, lo que resalta la necesidad de una planificación coordinada de las redes de salud entre el Distrito Federal y los municipios y estados que integran la Región de Desarrollo Económico Integrado (RIDE). En cuanto a la organización y caracterización de la APS en el Distrito Federal, las Regiones Sanitarias varían, lo que influye en la composición de los servicios. Las regiones Norte, Oeste y Suroeste tienen más Unidades Básicas de Salud (UBS), pero las regiones Norte y Sur tienen menos UBS en relación con el número total de UBS Los resultados de Qualis-APS muestran una mayor intención por parte de los FSE de desarrollar acciones de EPS. Sin embargo, este aspecto fue poco explorado por el instrumento de evaluación y no abarcó todo su alcance. Desde el punto de vista de los profesionales en el tema de EPS, identificamos iniciativas dirigidas a las prácticas educativas tradicionales y la búsqueda aún incipiente de acciones reflexivas en el trabajo cotidiano o que integren iniciativas de EPS con el objetivo de fortalecer el modelo de Estrategia de Salud de la Familia (ESF). Las acciones educativas previstas aún están lejos de lo que se espera para las transformaciones en el ámbito de la APS en el Distrito Federal. Otros hallazgos de la investigación inducen a reflexionar sobre las implicaciones de una formación inadecuada para el desarrollo de los servicios y la calidad de la atención prestada. La investigación también destacó la ausencia de la EPS como política institucionalizada en el cotidiano de las UBS.
Keywords in Portuguese
Atenção primária à saúdeEstratégia saúde da família
Avaliação em saúde
Educação permanente
Profissionais da saúde
Keywords
Primary health careFamily health strategy
Health evaluation
Continuing education
Health personnel
Keywords in Spanish
Atención primaria de saludEstrategia salud de la familia
Evaluación en salud
Educación en salud
Personal de salud
DeCS
Atenção Primária à SaúdeEstratégia de Saúde da Família
Avaliação em Saúde
Educação Continuada
Pessoal de Saúde
Share