Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6952
Title: Desenvolvimento do processo e produto socioeducativo: promovendo a saúde em uma sala de espera.
Advisor: Grynszpan, Danielle
Members of the board: Costa, Marco Antonio Ferreira da
Sousa, Isabela Cabral Felix de
Souza, Maria do Carmo Borges de
La Rocque, Lucia Rodriguez de
Almaida Filho, Gutemberg Leão de
Authors: Oliveira, Lucia Maria Pereira de
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: A carência de cultura científica, e de espaços educacionais apropriados para incrementá-la, parecem contribuir à morbimortalidade do câncer uterino pelo vírus do papiloma humano (HPV) em mulheres de baixo grau de escolaridade. Com base na abordagem da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, nosso trabalho procurou demonstrar que, devido à interação das mulheres entre si e delas com a equipe de saúde, as clientes parecem conviver melhor com seus conflitos biopsicossociais. Observamos que a efetividade dos tratamentos está também relacionada à escuta interessada das clientes com papilomavirose, estando sujeitas a agravos em conseqüência de práticas curativas e automatizadas, cotidianamente exercidas por profissionais do sistema público de saúde. Assim sendo, realizamos com base em Freire, o desenvolvimento de um processo socioeducativo que suscitou, como produto, a criação de uma sala de espera interativa no Setor de Ginecologia de um hospital universitário. O principal objetivo foi converter um espaço de espera em uma sala com a preocupação não só de acolhimento, com também de um constante processo de construção compartilhada de saberes. Ao mesmo tempo, práticas ligadas à promoção da saúde e à prevenção do câncer são desenvolvidas, conforme reivindica a atual Política Nacional de Humanização da Saúde.
Abstract: The lack of scientific culture, and educational activities appropriate to increase it, seem to contribute to morbidity and mortality of cervical cancer by human papillomavirus (HPV) in women of low educational level. Based on the approach of qualitative ethnographic research, our study sought to demonstrate that, due to the interaction of women among themselves and with their health care team, clients seem to live better with their conflicts biopsicossociais. We found that the effectiveness of treatment is also related to hearing from interested customers with papilomavirose, and subject to damages as a result of healing practices, automated daily performed by professional public health system. Therefore, we based on Freire, the development of a process which led childcare as a product, creating a waiting room in the interactive industry of Gynecology of a university hospital. The main objective was to convert a room waiting in a room with a concern not only the host, with also a constant process of shared construction of knowledge. At the same time, practices related to health promotion and cancer prevention are developed, as claims the current National Policy of Humanization of Health.
Keywords: Awaiting room
Promoting health against HPV
National humanization policy of health.
keywords: Sala de espera
Promoção da saúde ligada ao HPV
Política nacional de humanização da saúde
DeCS: Papillomaviridae
Promoção da Saúde
Escolaridade
Humanização da Assistência
Saúde da Mulher
Issue Date: 2011
Citation: OLIVEIRA, Lucia Maria Pereira de. Desenvolvimento do processo e produto socioeducativo: promovendo a saúde em uma sala de espera. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) – Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2011.
Date of defense: 2011-12-16
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:IOC - PGEBS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lucia_oliveira_ioc_mest_2011.pdf3.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.