Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6953
Title: A construção de uma estratégia didática para a utilização das cartilhas "Os Caminhos da Esquistossomose" em escolas públicas de ensino fundamental, no município de Barra Mansa/RJ.
Other Titles: The construction of a teaching strategy with the use of primers "The Paths of Schistosomiasis" at elementary public schools in the city of Barra Mansa / RJ.
Advisor: Costa, Marco Antônio Ferreira da
Members of the board: La Rocque, Lucia Rodriguez de
Maior, Cláudia Maria Antunes Uchôa Souto
Lemos, Jorge Luiz Silva de
Juberg, Claudia
Costa, Maria de Fátima Barrozo da
Authors: Silva, Madalena de Mello e
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: A esquistossomose está entre as parasitoses de maior importância no Brasil devido à alta morbidade e mortalidade em algumas regiões. Em função disso, o estudo, inserido no campo da Educação em Saúde, teve como objetivo principal construir uma estratégia didática para a utilização das cartilhas da série “Os Caminhos da Esquistossomose”, desenvolvidas por um grupo de pesquisadores do Instituto René Rachou (Fiocruz/MG), para a utilização, por mediação docente, em escolas públicas de Ensino Fundamental, visando a inserção e exploração de materiais educativos no processo de ensino e aprendizagem no espaço escolar pelos docentes. A pesquisa foi realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em duas escolas públicas do município de Barra Mansa. Foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados, entrevistas (individuais e grupo focal), questionários, e formulários para a observação. Os resultados obtidos indicaram que a utilização da estratégia desenvolvida, facilitou o ensino e a aprendizagem sobre a esquistossomose, além de possibilitar a disseminação do conhecimento nesse campo.
Abstract: Schistosomiasis is among the most important parasitic diseases in Brazil due to the high morbidity and mortality in some regions. As a result, this study, which entered the field of Health Education, has as main goal to build a teaching strategy for the use of booklets in the series "The Paths of Schistosomiasis", developed by a group of researchers from the René Rachou Institute (Fiocruz / MG), in order to be used by teachers at public schools in elementary education, aiming at the integration and exploration of educational materials in the teaching and learning process at schools by teachers. The survey was conducted with students at 9th grade groups from elementary school in two public schools in the city of Barra Mansa. We performed a descriptive study with qualitative approach. The instruments of data collect were interviews (individual and focus group), questionnaires and observation. The results indicated that the use of the developed strategy, facilitated teaching and learning on schistosomiasis, besides, it also allowed the dissemination of the knowledge in this field.
Keywords: Science teaching
Teaching Strategies
Schistosomiasis
keywords: Ensino de ciências
Estratégias
Didáticas
Esquistossomose
DeCS: Esquistossomose
Doenças Negligenciadas
Ensino Fundamental e Médio
Issue Date: 2012
Citation: SILVA, Madalena de Mello e. A construção de uma estratégia didática para a utilização das cartilhas "Os Caminhos da Esquistossomose" em escolas públicas de ensino fundamental, no município de Barra Mansa/RJ. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) – Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2012
Date of defense: 2012-11-14
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Vice Direção de Ensino, Informação e Comunicação
Defense institution: Instituto Oswaldo Cruz
Program: Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:IOC - PGEBS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MP 2009 - Madalena de Mello e Silva.pdf1.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.