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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69536
PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS: COMO CONCILIAR USO RACIONAL E A PERMANENTE NECESSIDADE DE EXPANDIR MERCADO?
Vigilância Sanitária
Ética
Propaganda
Regulamentação Governamental
Mídias Sociais
Nascimento, Álvaro | Date Issued:
2007
Alternative title
Medication advertising: how to reconcile rational use and the permanent need for market expansions?Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina Social. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A indústria farmacêutica, agências de publicidade, empresas de comunicação e o comércio varejista têm implementado uma intensa estratégia de marketing com vistas a elevar o consumo de medicamentos. A revolução científica e tecnológica, por sua vez, altera o padrão de enfrentamento terapêutico de doenças e seu impacto no setor saúde faz surgir o fenômeno da medicalização e da lógica de que estes bens e serviços devam ser considerados mercadorias como as demais. Esta realidade impõe um desafio: na utilização de medicamentos, até onde prevalece a exigência terapêutica estritamente voltada para o controle de enfermidades e começa a pressão mercadológica a estimular o seu consumo? A exploração do valor simbólico do medicamento pela grande mídia passa a representar um poderoso instrumento de indução de hábitos para elevar seu consumo. A magnitude do problema levou a que o Estado há muito busque regular a propaganda de medicamentos por meio de leis, decretos e códigos, que vêm sendo desrespeitados ao longo do tempo. Em 30 de novembro de 2000, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publica a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 102, tentando novamente impor limites ao setor. Para além de um maior esforço fiscalizador, este trabalho discute o próprio modelo regulador adotado, que não tem conseguido alcançar o objetivo a que se propõe.
Abstract
The pharmaceutical industry, advertising
agencies, communication companies, and the retail
market have implemented an intense marketing
strategy aimed at boosting medication consumption.
The scientific and technological revolution, in
turn, changed illnesses treatment standards and its
impact on the health sector gave rise both to the
medicalization phenomenon and to the logic that
these goods and services should be considered as
merchandise, as any other.
This fact brings a challenge about: in medication use, to what extent should therapeutic requirements aimed strictly at controlling diseases
prevail? At what point does market pressure begin
encouraging drug consumption? The media’s exploitation of the symbolic value there is behind
the drugs is a powerful instrument to induce behavior to increase product consumption. The magnitude of the problem has forced the State to regulate drug advertisements via laws, decrees, and
codes which, through the years, have been being
disrespected. On November 30 2000, the National
Health Surveillance Agency (Anvisa) published
Collegiate Board Resolution (CBR) 102, once again
in an attempt to impose limits on the sector. Over
and beyond the stepped-up inspection efforts, this
article discusses the regulation model itself, which
has been unable to reach the goals it was designed
to achieve.
DeCS
Preparações FarmacêuticasVigilância Sanitária
Ética
Propaganda
Regulamentação Governamental
Mídias Sociais
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